
Vícios de linguagem

em 09 de Janeiro de 2020
Com o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, apenas feiura, sem acento agudo, é a versão considerada enquanto correta. Feiúra, com presença de acento agudo, tornou-se termo incorreto desde janeiro de 2009, data da promulgação do acordo ortográfico.
Feiura é substantivo feminino que expressa a qualidade de quem ou o que é feio, manifestação ou traço da pessoa ou coisa feia, sem beleza. Tem como sinônimos os vocábulos fealdade, feiume, feieza e horrorosidade.
Na sequência, temos algumas orações com o uso do substantivo feiura. Analise a forma e o contexto de utilização:
- Joana é uma mulher muito feia. Sua feiura chega a espantar as pessoas na rua.
- A questão da feiura é bastante relativa, uma vez que a beleza está nos olhos de quem vê.
- Não existe feiura no rosto de uma mulher que se maquiar adequadamente.
- Jamais vi tamanha feiura do que nos quadros de Daniela Tavares.
De acordo com as regras ortográficas em vigor atualmente, a palavra feiura perdeu seu acento por ser paroxítona (acentuada com acento agudo na penúltima sílaba), com u precedido de ditongo (duas vogais que não se separam e são pronunciadas num só esforço de voz).
Sendo assim, feiura, que é paroxítona por ter a penúltima sílaba tônica (ú) e por ter vogal u precedida de ditongo (fei-u-ra), perdeu seu acento agudo para se adequar às novas regras da ortografia brasileira.
Fato semelhante ocorre na palavra baiuca (local mal frequentado, sem higiene, onde normalmente vendem-se bebidas alcóolicas). Baiuca também é substantivo paroxítono (penúltima sílaba mais forte- u) e, assim como feiura, sua sílaba tônica, composta pela vogal u, é precedida por ditongo (bai-u-ca), dessa forma, baiuca não possui mais acento agudo. Assim temos:
Feiúra: antes do acordo ortográfico da Língua Portuguesa.
Feiura: após o acordo ortográfico da Língua Portuguesa.
Baiúca: antes do acordo ortográfico da Língua Portuguesa.
Baiuca: após o acordo ortográfico da Língua Portuguesa.