
Vícios de linguagem

em 09 de Janeiro de 2020
Para ou pára?
Desde janeiro do ano de 2009, com o acordo ortográfico da Língua Portuguesa, que rege o funcionamento da ortografia nos países que adotam o português como língua oficial (Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste), a forma aceitável é para, sem acento agudo.
Anteriormente ao acordo, o acento agudo era usado enquanto acento diferencial, já que para exerce duas funções em nossa gramática, a de preposição indicativa de finalidade e a de verbo, oriunda do verbo parar, conjugada na terceira pessoa do singular do presente do modo indicativo. Observe os exemplos que se seguem:
- Comprei um presente para você (para: preposição para expressar finalidade).
- Ele não para de falar um segundo. Já estou cansada (para: verbo na terceira pessoa do singular do presente do indicativo).
- Para alcançarmos os resultados planejados, precisaremos trabalhar muito (para: preposição).
- Cada vez que você manda uma mensagem, ela para de trabalhar para te responder. Isso não pode continuar assim (para: verbo).
Para maior entendimento, vamos à conjugação completa do presente do indicativo do verbo parar:
Eu paro
Tu paras
Ele para
Nós paramos
Vós parais
Eles param
No sentido de interromper, cessar, deixar de se mover, o verbo parar admite enquanto sinônimos descontinuar, bloquear, estagnar, suspender, travar, deter, entre outras opções.
Importante observar que, com as alterações do acordo, a preposição para e a forma verbal para tornaram-se expressões homófonas homográficas, tal termo significa que ambas possuem som idêntico e mesma forma de escrita, grafia, podendo ser diferenciadas apenas por seus significados, pelo contexto em que aparecem e por sua função morfológica na sentença (verbo ou preposição). Quando isso acontece, dizemos que há um par homônimo, ou seja, com identificação total de som e grafia. Existem outros pares homônimos em nosso idioma. Analise as ocorrências:
- No sítio, tem uma mangueira. Adoro manga (manga: fruta).
- A manga da minha camisa está amassada (manga: parte de uma peça de vestuário).
- Eles verão que eu estou certa (verão: futuro do verbo ver).
- No verão, sempre vou à praia (verão: estação do ano).