
Vícios de linguagem

em 09 de Janeiro de 2020
Perante a ou perante à?
Entre as duas opções apresentadas, a forma correta é perante a, sem acréscimo de acento grave para indicar formação de crase. Perante à é versão considerada incorreta e deve ser abolida do processo de escrita do bom usuário da Língua Portuguesa.
A locução prepositiva (duas ou mais palavras juntas constituindo um único sentido e funcionando enquanto preposição, ou seja, ligando dois termos ou orações) perante a indica posição, expressão estar diante de algo ou de alguém, de frente a ou sujeito a algo ou alguém. Veja a aplicação em frases:
- Estou ciente de que estamos perante a uma situação bastante conflituosa.
- O juiz considerou que perante a lei devo ser indenizada pela empresa.
- O casamento é um compromisso feito por um casal perante a um público.
A formação da crase dá-se por meio da junção de dois as, um a preposição, normalmente advindo de verbos, advérbios, adjetivos, substantivos ou outra palavra que reja tal preposição, e um a artigo, proveniente de substantivos femininos. Note na prática o funcionamento:
- O livro faz referência à carta de Dom Pedro I (referência a- preposição + a artigo proveniente do substantivo feminino carta: à).
- Há anos não vou à praia, apesar de gostar muito do litoral (ir a- preposição + a artigo feminino proveniente do substantivo praia: à).
- Informei a data do evento à mulher (informar algo a alguém- preposição + a artigo feminino que acompanha o substantivo mulher: à).
No caso do termo perante, não há regência da preposição a, já que a expressão completa é perante algo ou alguém, não perante a algo ou a alguém, sendo assim, não temos o a preposição para possibilitar a formação da crase contraindo-se com o a artigo. Observe mais algumas ocorrências:
- Perante a sua aprovação, informarei a data de início do curso.
- Tanto o reclamante quanto a reclamada devem comparecer perante a juíza na próxima semana.