Vícios de linguagem
em 09 de Janeiro de 2020
Pré-estabelecido, pre-estabelecido ou preestabelecido?
Com o acordo ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado e em vigor desde janeiro de 2009 nos sete países que adotam o idioma como língua oficial, admite-se enquanto forma correta apenas preestabelecido, sem separação por hífen ou acento agudo no prefixo pré. As variantes pré-estabelecido e pre-estabelecido não são mais aceitáveis em nosso vocabulário.
Preestabelecido, termo originado a partir do verbo preestabelecer e por isso com grafia justaposta (dois ou mais vocábulos juntos em uma única palavra, mas sem perdas de fonemas) faz referência a algo que foi determinado, combinado, acordado anteriormente, previamente, que está prefixado e mantém como sinônimos, além dos já citados, predisposto, preordenado. As orações abaixo nos ajudarão a compreender melhor a utilização do vocábulo preestabelecido.
- Todas as cláusulas já estavam preestabelecidas no contrato com o cliente.
- Ficou preestabelecido no acordo que os lucros seriam divididos em três partes iguais.
- Tudo o que foi preestabelecido na reunião da semana passada não fui cumprido até então.
- A norma preestabelecida no regimento é de que todos precisam vestir a camisa do uniforme.
- Não foram ainda preestabelecidos os regimes de trabalho dos novos funcionários.
Observamos nos exemplos dados acima que, independentemente da forma da palavra preestabelecido (singular, plural, feminino ou masculino), a grafia é sempre a mesma, com o prefixo justaposto ao termo seguinte.
A regra que rege a palavra preestabelecido é a que determina que prefixos pre-, pos e pro, quando forem átonos (sem acento), devem juntar-se à palavra seguinte, formando um só termo, como nas ocorrências abaixo:
- Proposição.
- Posposição.
- Predisposição.
- Preceder
- Promover.
Já se os prefixos pré, pós e pró forem tônicos (com acento), deve haver separação por hífen do termo sequencial, conforme ocorrerá nas próximas palavras:
- Pós-graduação.
- Pré-cirúrgico.
- Pré-requisito.
- Pós-guerra.