
Vícios de linguagem

em 09 de Janeiro de 2020
A forma correta de escrita da forma verbal é surgem, com g. Surjem é versão inexistente e incorreta em qualquer tempo, modo ou pessoa verbal.
Surgem é uma das conjugações verbais do verbo surgir, que, por sua vez, tem origem no termo latino sugere. Com a evolução das línguas, a grafia em g se manteve.
Enquanto significado, surgir faz referência a aparecer, chegar de repente, ficar visível, acontecer, ocorrer ou lembrar. Veja a aplicação do verbo em frases:
- O assunto surgiu inesperadamente. Não estávamos preparados para tratar dele ainda.
- De repente, surgiu-me uma ideia bastante boa para resolver o problema.
- Não sei de onde esse livro surgiu, mas certamente não é o meu exemplar..
- De onde surgirá uma solução ainda não sei, mas mantenho minhas esperanças de que tudo dará certo.
Especificamente, surgem corresponde à conjugação na terceira pessoa do plural do tempo do presente do modo indicativo. Observe a conjugação completa do verbo surgir no presente do indicativo e algumas sentenças com a forma conjugada surgem.
Eu surjo
Tu surges
Ele surge
Nós surgimos
Vós surgis
Eles surgem
- Não sei de onde essas sujeiras surgem se limpo a casa todos os dias.
- Pago todas as contas. Surgem mais boletos em aberto.
- Os problemas surgem sem que estejamos preparados para enfrentá-los.
A confusão entre surgem e surjem acontece porque algumas formas do verbo surgir, por conta de um acerto fonético, são grafadas com j ao invés de g. Como referência, além da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, já exemplificado acima, temos a conjugação do presente do modo subjuntivo. Note:
Que eu surja
Que tu surjas
Que ele surja
Que nós surjamos
Que vós surjais
Que eles surjam
Paralelamente, as palavras cognatas ao verbo surgir também serão grafadas com g: surgimento, insurgir, surgente, entre outras.