Como Prof. JOÃO vai criar sua empresa “SPIN-OFF” ACADÊMICO -
Por: Profes P.
28 de Julho de 2016

Como Prof. JOÃO vai criar sua empresa “SPIN-OFF” ACADÊMICO -

Química EM

Esta é a história do Prof. João, um pesquisador fictício na área de Química que, depois de vários anos trabalhando em uma Universidade, acumulando grande experiência e desenvolvendo vários materiais com potencial de aplicação industrial, iria realizar um sonho latente de abrir uma empresa de base tecnológica, conhecida como “Spin-Off” Acadêmico (SOA).

“João estava certo que sua pesquisa e sua Universidade só ganhariam com a criação de uma empresa. João queria realizar seu sonho. Mas por onde começar? Como transformar sua visão em ação? Como saber se os carvões que havia desenvolvido eram realmente interessantes comercialmente? Será que iriam ter aplicação na indústria? Será que alguém os compraria? Qual dos carvões que ele havia desenvolvido seria o mais interessante? Se criasse uma empresa, o que ela faria? Fabricaria carvão, modificaria, só venderia ou daria consultoria e assistência técnica para indústrias? Nem sequer a atividade principal da futura empresa de João estava definida! Como preparar alguns quilos destes carvões para testes em indústrias? Afinal, ele preparava até então somente alguns gramas de carvão na bancada! Como organizar uma empresa? Onde conseguir dinheiro para montar uma empresa? João percebeu que, como pesquisador, dominava toda a química dos processos, mas a parte da viabilidade técnica, desenvolvimento de produto e viabilidade econômica era completamente nova para ele! João com freqüência se sentia inseguro e se perguntava constantemente se conseguiria levar adiante seu sonho e se tinha realmente perfil de empreendedor. Ele sabia que existiam riscos nessa aventura, mas riscos que poderia correr. Com seu otimismo e dinamismo, sua perseverança e criatividade João sabia que poderia realizar seu sonho. Tinha capacidade de organizar, definir metas, montar equipes e compartilhar o entusiasmo. Conseguiria encontrar todos os recursos necessários e, embora não conhecesse exatamente como fazer, João tinha certeza que só aprenderia fazendo. Sem medo de errar aprenderia muito com seus erros!... (Rochel M. Lago)”

A criação de uma empresa é um desafio monumental para um pesquisador acadêmico. Um momento crucial no processo de criação de um SOA é a decisão do pesquisador de empreender. O pesquisador tem que estar consciente que o processo de criação de um SOA é completamente diferente de seu universo, que demandará trabalho intenso e desenvolvimento de outras habilidades. Assim, a decisão de empreender deve passar por um processo profundo de reflexão, acompanhado de muita conversa, pesquisa e leitura.

 AS CARACTERÍSTICAS E OS ATORES PRINCIPAIS DE CADA FASE SERÃO APRESENTADOS NO PROXIMO POST.

R$ 50 / h
Profes P.
Piracicaba / SP
Profes P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Reforço Escolar em Química Acompanhamento Escolar em Química Físico-Química
Graduação: Química Industrial (Unipar )
Vendo aulas de Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil