CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS
Por: Nilton M.
25 de Agosto de 2015

CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS

Ciências Contábeis DRE Balanço Ativos Introdução

Introdução: Objetivo das empresas

A maioria dos estudantes acredita que o objetivo das empresas é o lucro. Na realidade, o lucro é apenas um meio. O objetivo real das empresas é a maximização de seu valor em longo prazo – daí o lucro ser um meio e não o fim.

Os investimentos são feitos com a expectativa de um retorno alinhado com os riscos assumidos. Este retorno deve ser alcançado através da produção de resultados econômicos e financeiros – lucros e caixa – adequados por um extenso período de tempo.

A contabilidade define esta situação através do Postulado da Continuidade, que considera a empresa como sendo uma entidade em continuidade, ou, de forma mais simples, considera a empresa como sendo um empreendimento que foi realizado com a finalidade de manter-se em funcionamento.

Atividades empresariais

De um modo geral, podemos agrupar as atividades de uma empresa como a seguir:

• Atividades operacionais - São aquelas executadas para preencher a finalidade da empresa, visando a obter um retorno adequado para os investimentos feitos pelos proprietários. Estas atividades geralmente refletem-se no Demonstrativo Resultado do Exercício (DRE), que geram o resultado operacional.

• Atividades de investimento: este grupo inclui as operações de aplicações de recursos para dar continuidade à empresa e permitir seu funcionamento. Estas aplicações referem-se, normalmente, às contas do Ativo Circulante ou Permanente, de acordo com o prazo destes investimentos.

• Atividades de Financiamento: são reflexo da forma com que a empresa decidiu financiar seus investimentos (Ativos); financiamento de terceiros (Exigível); ou financiamento próprio (Patrimônio Líquido). Até este ponto, acreditamos que já se tornou evidente que as atividades operacionais refletem-se na DRE (no Ativo) e as operações de investimento e de financiamento refletem-se no Balanço (no Passivo).

Regime de Competência e regime de Caixa

Enquanto o Contador trabalha com o Regime de Competência, o Administrador Financeiro trabalha em regime de Caixa.

No Regime de Caixa, a Receita e a Despesa são reconhecidas (registradas) apenas quando realizadas, ou seja, no efetivo recebimento ou pagamento. Assim, quando apuramos o Lucro (que, por definição, é o resultado da subtração: Receitas – Despesas), o valor obtido é palpável e tangível, e deve estar todo na gaveta da caixa registradora do feliz proprietário da empresa.

Por seu turno, no Regime da Competência, a Receita e a Despesas são reconhecidas quando incorridas, independentemente do recebimento efetivo.

Com isto, o Lucro é o resultado puro e simples da contraposição de receitas e despesas incorridas no mesmo período, independentemente do recebimento de uma e do pagamento da outra.

Bibliografia
HOJI, Masakazu. Administração Financeira uma abordagem prática. São Paulo, eDITORA Atlas

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil