Gestão de Caixa
em 15 de Novembro de 2015
Antes de conceituar custos precisamos entender o que são "Gastos". Todo ser humano gasta, seja energia, dinheiro, tempo, etc. Mas quando falamos em custo a definição de gasto está relacionado ao dinheiro, sendo assim o conceito de gasto é o seguinte: "Gasto é todo sacrificio financeiro." Isso mesmo sacrificio!!!!
E o gasto, em termos contábeis, pode ser classificado em Custo, Despesa, Investimento e Perda.
O gasto será um custo quando o "sacrificio financeiro" for direcionado para a produção. Com isso definimos custo como sendo todo gasto na produção. Já o gasto direcionado para manter o negócio, aqui manter no sentido de manutenção do negócio, é uma despesa. Ou seja despesa é todo gasto utilizado para a manutenção do negócio. O gasto que for direcio para o ativo na Balanço Patrimonial é classificado como investimento, sendo assim investimento neste caso é todo gasto "ativado".
Nos resta classificar o gasto como perda!!!!! O gasto será considerado perda quando nós gastarmos e perdermos ese gasto, porém essa perda deve ser obrigatoriamente desconhecida ou inesperada.
Como o objetivo deste post é conceituar custo podemos resumir da seguinte forma:
"Custo é todo gasto utilizado na produção".
Para conseguir classificar o gasto em custo de uma forma correta é imprescindivel conhecer o negócio ou a empresa onde esse conceito ou classificação está sendo aplicada.
Até o próximo!!!!!!!