Gestão de Caixa
em 15 de Novembro de 2015
Contabilidade é uma ciência (arte) que permite, através de suas técnicas (método de partidas dobradas e procedimentos: diário e razão), controlar permanentemente o patrimônio (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido) de uma empresa (união de duas ou mais pessoas físicas, com o objetivo de rendas, através da aplicação dos fatores de produção (natureza, capital e trabalho).
CONCEITO PATRIMÔNIO
Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou a uma entidade.
Componentes:
Bens:
Podemos definir Bens como sendo um conjunto de tudo que pode ser avaliado economicamente e de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas.
Os Bens podem ser tangíveis ou intangíveis, sendo:
Direitos:
Os Direitos são os valores a receber de terceiros, como a venda de mercadorias a prazo, empréstimos a empregados, títulos a receber, dinheiro no banco, etc.
Obrigações:
As Obrigações são dívidas assumidas com outras pessoas físicas ou jurídicas, como Fornecedores, Salários a Pagar, Duplicatas a Pagar, etc.
Patrimônio Líquido:
O Patrimônio Líquido é a parte do Patrimônio que efetivamente sobra para o seu proprietário após somar os bens e direitos e subtrair do total das obrigações, ou seja, a empresa tem as obrigações com os seus proprietários.
Bens + Direitos – Obrigações = Patrimônio Líquido |
NOÇÕES DE DÉBITO E CRÉDITO
Débito
Na linguagem comum, pode ser; dívida, situação negativa, estar em débito com alguém, dever para alguém, mas não devemos ligar débito aos estes significados, quando estamos falando contabilmente. Na terminologia contábil, o lado positivo. Ativo é o lado do débito no patrimônio.
Em Contabilidade, o debito representa as aplicações de capitais em bens, direitos ou despesas, destinados aos fins de uma empresa.
Na linguagem comum, pode ser, ter crédito com alguém, situação positiva, poder comprar a prazo, a mesma situação se sucede com crédito quanto ao seu significado cotidiano. Na terminologia contábil, o lado negativo, passivo é lado do crédito no patrimônio.
Em Contabilidade, o credito representa as origens de capitais em obrigações ou receitas, destinados aos fins de uma empresa.
ESCRITURAÇÃO
É uma técnica que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, Razão, etc) todos os fatos contábeis que ocorrem na empresa.