ANALISE CONCEITUAL DE CONTABILIDADE
Por: Nilton M.
23 de Agosto de 2015

ANALISE CONCEITUAL DE CONTABILIDADE

Ciências Contábeis Razão

Contabilidade é uma ciência (arte) que permite, através de suas técnicas (método de partidas dobradas e procedimentos: diário e razão), controlar permanentemente o patrimônio (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido) de uma empresa (união de duas ou mais pessoas físicas, com o objetivo de rendas, através da aplicação dos fatores de produção (natureza, capital e trabalho).

CONCEITO PATRIMÔNIO

Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou a uma entidade.

Componentes:

Bens:

Podemos definir Bens como sendo um conjunto de tudo que pode ser avaliado economicamente e de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas.

Os Bens podem ser tangíveis ou intangíveis, sendo:

  •          Bens tangíveis: aqueles de forma física, palpável, como Equipamentos, Veículos, Móveis, Dinheiro, Estoque de Mercadorias, etc.
  •          Bens intangíveis: aqueles de forma não palpável, como Ponto Comercial, Fundo de Comércio, Direitos sobre Marcas e Patentes, Direitos Autorais, etc.

Direitos:

Os Direitos são os valores a receber de terceiros, como a venda de mercadorias a prazo, empréstimos a empregados, títulos a receber, dinheiro no banco, etc.

Obrigações:

As Obrigações são dívidas assumidas com outras pessoas físicas ou jurídicas, como Fornecedores, Salários a Pagar, Duplicatas a Pagar, etc.

Patrimônio Líquido:

O Patrimônio Líquido é a parte do Patrimônio que efetivamente sobra para o seu proprietário após somar os bens e direitos e subtrair do total das obrigações, ou seja, a empresa tem as obrigações com os seus proprietários.

Bens + Direitos – Obrigações = Patrimônio Líquido

NOÇÕES DE DÉBITO E CRÉDITO

Débito

Na linguagem comum, pode ser; dívida, situação negativa, estar em débito com alguém, dever para alguém, mas não devemos ligar débito aos estes significados, quando estamos falando contabilmente. Na terminologia contábil, o lado positivo. Ativo é o lado do débito no patrimônio.

Em Contabilidade, o debito representa as aplicações de capitais em bens, direitos ou despesas, destinados aos fins de uma empresa.

  • Crédito 

 Na linguagem comum, pode ser, ter crédito com alguém, situação positiva, poder comprar a prazo, a mesma situação se sucede com crédito quanto ao seu significado cotidiano. Na terminologia contábil, o lado negativo, passivo é lado do crédito no patrimônio. 

 Em Contabilidade, o credito representa as origens de capitais em obrigações ou receitas, destinados aos fins de uma empresa.

 ESCRITURAÇÃO

 É uma técnica que consiste em registrar nos livros próprios (Diário, Razão, etc) todos os fatos contábeis que ocorrem na empresa.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil