Gestão de Caixa
Por: Nilton M.
15 de Novembro de 2015

Gestão de Caixa

Ciências Contábeis Razão

A Importância do Caixa na Administração do Capital de Giro

O fracasso das empresas está ligado à falta de disponibilidade, ou seja, a incapacidade de saldar seus compromissos no vencimento. A capacidade de gerar caixa é simplesmente essencial à sobrevivência de uma empresa e você tem que compreender que a lucratividade não é sinônima de gerar caixa. “As empresas pagam suas obrigações correntes com dinheiro e não com lucros.”   Uma empresa pode operar com lucro e ainda assim ficar sem caixa.

 É importante observar que consideramos como caixa além dos recursos monetários – principalmente depósitos bancários a vista – as aplicações financeiras de liquidez imediata. 

Razões para Manutenção de Caixa

A literatura nos mostra que os agentes econômicos demandam moeda com três finalidades:

  • Transações.
  • Precaução.
  • Especulação (portfólio).

 Transações

O motivo principal para uma empresa manter um saldo de caixa é sua própria operação. O saldo de caixa funciona essencialmente como um amortecedor entre os eventos de entrada e de saída uma vez que estes fluxos dificilmente ocorrerão no mesmo momento. Se houvesse um perfeito casamento de prazos entre as entradas e as saídas de caixa não haveria necessidade da manutenção de um saldo de caixa.

Precaução

A finalidade deste saldo e cobrir a incerteza inerente às datas de recebimento e pagamento. Pagamentos inesperados ou recebimentos atrasados levam as empresas a reter uma parcela de caixa como precaução. Em outras palavras, esta manutenção de disponibilidade resulta não apenas do que já foi dito acima com relação ao descompasso entre os fluxos de entrada e saída, mas a variações entre os fluxos projetados e realizados. É bom observar que a necessidade de manutenção e o valor deste saldo variam na razão inversa da facilidade de obtenção de fundos a curto prazo.

 

Para aproveitar oportunidades especiais

Os economistas preferem chamar este motivo de especulação. Weston e Brigham   afirmam que este motivo de manutenção de caixa é inerente aos indivíduos e não às empresas. Em algumas poucas ocasiões pode-se observar a manutenção de saldos de caixa na expectativa de oportunidades de lucro, como por exemplo, a compra futura de títulos quando houver perspectiva de aumento da taxa de rendimento destes títulos, ou mesmo para a aquisição de estoques em situações excepcionais.

Princípios de Administração de Disponibilidades

Não podemos perder de vista que o saldo de caixa funciona como um verdadeiro “reservatório” que sofre influências significativas causadas pelo volume de entradas e saídas. No entanto é imperioso observar que o administrador financeiro deve ter em mente a necessidade de equilíbrio entre a liquidez e a rentabilidade. Em uma economia inflacionária o dinheiro ficará exposto ao desgaste da inflação, e a manutenção de saldos de caixa elevados implica na perda de receitas financeiras resultantes da aplicação destes saldos. O que nos leva a concluir que a boa administração de caixa inclui a manutenção de saldos de caixa mais baixos. 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil