Gestão de Caixa
em 15 de Novembro de 2015
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é a demonstração financeira que evidencia o desempenho da empresa num determinado período, ou seja, é destinada a demonstrar a composição do resultado (lucro ou prejuízo) formado num determinado período de operações da entidade. É um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida, indica-se o resultado (lucro ou prejuízo).
Conforme as normas contábeis, essa demonstração compreenderá as receitas e os ganhos do período, independentemente de seu recebimento, e os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a esses ganhos e receitas.
Desse modo, a DRE, observado o princípio da competência, evidenciará a formação dos vários níveis de resultados mediante confronto entre as receitas e os correspondentes custos e despesas.
Conclui-se, portanto que essa demonstração contempla a dinâmica patrimonial e possui um caráter essencialmente evolutivo. Destina-se a fornecer informações acerca dos aspectos econômicos inerentes à entidade durante um determinado período.
Sendo assim, a DRE apresenta o seguinte formato:
Receita Bruta de Vendas
(-) Deduções da Receita Bruta
(=) Receita Líquida
(-) Custos das Vendas de serviços ou produtos
(=) Lucro Bruto
(-) Despesas Operacionais
(+) Outras Receitas Operacionais
(=) Lucro ou prejuízo operacional antes do resultado financeiro
(+/-) Resultado Financeiro
(=) Lucro ou prejuízo operacional antes dos tributos sobre o Lucro
(-) Imposto de Renda e Contribuição Social
(-) Doações e Contribuições / Participações Diversas
(=) Lucro ou Prejuízo líquido do exercício