Início de carreira e busca de emprego
Por: Priscila B.
19 de Agosto de 2020

Início de carreira e busca de emprego

Desafios e oportunidades de carreira para quem inicia na Engenharia

Engenharia

O início da nossa carreira na Engenharia é desafiador, porém crucial. Logo de cara temos que colocar em prática as nossas habilidades comportamentais de resiliência e tomada de decisão.

 

O Fórum Econômico Mundial ranqueia as habilidades comportamentais que serão essenciais nos próximos anos no contexto da indústria 4.0. A capacidade de julgamento e tomada de decisão são soft skills de grande importância e relevância.

 

Tudo muda muito rápido e com a nossa carreira não será diferente.

 

1 - O mundo vai demandar profissionais que se requalificam

Estudos apontam que 42% das habilidades básicas serão alteradas. A maior demanda em 2016 relacionada ao número de horas trabalhadas nos Estados Unidos eram tarefas que demandavam habilidade física e manual. A projeção é que em 2030 a habilidade tecnológica demande mais horas trabalhadas pelas pessoas. Estima-se que 1 bilhão de empregos serão transformados pela tecnologia. A boa notícia é que a projeção é que 133 milhões de empregos sejam criados para atender esta demanda.

Isso significa que precisaremos estudar sobre as tecnologias disponíveis no mercado, saber para que elas servem e qual o problema que resolvem.

Não acredito que seremos substituídos por robôs, mas sim que teremos que nos adaptar para continuar executando trabalhos que demandem a nossa capacidade humana. Capacidade de decidir, de se relacionar, de se comunicar e interagir.

 

2 - A estrutura educacional do século XX está formando alunos do século XXI

Há um gap entre o que a escola tradicional ensina e o que o mercado exige. Nos deparamos com uma realidade fora da faculdade completamente diferente do que aprendemos na teoria.

Esta é uma questão que devemos estar conscientes que existe, porém, não devemos esperar que nossos professores, ou pais, ou quem quer que seja nos ensine tudo o que precisamos saber. Precisamos encontrar as respostas por nós mesmos.

 

3 - Precisamos construir agora o que vai nos manter no mercado em 2030

O futuro é construído no presente. Precisamos a todo momento buscar conhecimento, requalificação, atualização e habilidades técnicas específicas.

Mas devemos também equilibrar com o desenvolvimento de habilidades comportamentais. Desenvolver técnicas de negociação, habilidade de falar em público, aprender a tomar decisões assertivas. As soft skills serão cada vez mais necessárias para nos tornarmos relevantes no mercado.

Uma habilidade comportamental que considero de extrema imporência é o networking. Conhecer pessoas e nutrir relacionamentos vai te ajudar muito em qualquer momento da sua carreira.

Busque profissionais que estejam em uma posição que você quer alcançar, ou que trabalhe no campo do seu interesse e faça uma conexão, pergunte algo ou contribua com algum assunto. Funciona e pode te ajudar muito no futuro.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil