Pensamento crítico e resolução de problemas novos
Por: Priscila B.
26 de Agosto de 2020

Pensamento crítico e resolução de problemas novos

Habilidades comportamentais do profissional do futuro: pensamento crítico e resolução de problemas complexos

Coaching Autoconhecimento Desenvolvimento Humano Orientação Profissional Desenvolvimento Pessoal

Soft skills, life skills, habilidades para a vida, habilidades sociais, habilidades socioemocionais, habilidades transmissíveis, inteligência emocional, inteligência relacional ou competências gerais.

Vamos utiliziar a definição estabelecida pela CIS Assessment:

"Soft skills se referem às aptidões voltadas para a personalidade e competências comportamentais"

São as habilidades que não podem (ou não poderiam) ser aprendidas em um curso ou com algumas certificações, já que são construídas a partir de suas experiências de vida.

Incluímos o "não poderiam", porque já existem ferramentas, cursos e literatura que nos ajudam a entender os mitos, barreiras, crenças e aprendizados que nos levam a desenvolver mais ou menos cada habilidade comportamental. 

O Fórum Enocômico Mundial definiu as 10 habilidades comportamentais que serão requisitadas dos profissionais na Quarta Revolução Industrial.

Indica, por exemplo, que em um período de 5 anos, um terço das habilidades consideradas importantes hoje, não serão mais necessárias.

Em um ranking de 1 a 10, o artigo indica as habilidades do profissional do futuro e o pensamento crítico e a resolução de problemas complexos são as 2 primeiras habilidades.

Estamos em um mundo complexo, caótico, os desafios são completamente diferentes do que eu já sabemos e aprendemos anteriormente.
Porém tem aí um gap pois muitas vezes continuamos tomando decisões baseados nos aprendizados e pensamentos que já estamos habituados e registrados na nossa memória de longo prazo.

Duas linhas de pensamento merecem destaque:1 - A necessidade de aprendermos a trabalhar com a diversidade de pessoas como forma de trazermos perspectivas diferentes para o projeto.

2 - Aprender, testar e experimentar. Se não temos as respostas, temos que fazer perguntas e testar.

Quando o problema é muito complexo, tem muitas camadas, não temos todas as informações e o ambiente é muito incerto, o que fazer?

Eu acredito que temos que ir por partes, identificar os primeiros passos e principalmente, onde dói mais. Ferramentas úteis para nos ajudar a fazer isso são brainstorming, mindmap, Diagrama de Ishikawa.

Neste momento de isolamento social, temos que acrescentar a restrição de fazer tudo isso de forma colaborativa e segura.

Vamos aprender sempre, de forma contínua e sempre aplicando o nosso aprendizado.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil