Minha escolha de carreira e 3 aprendizados
Por: Priscila B.
22 de Fevereiro de 2021

Minha escolha de carreira e 3 aprendizados

Compartilho neste artigo 3 aprendizados que eu utilizei para guiar a minha escolha de carreira

Coaching Autodesenvolvimento Escolha de carreira Profissao Carreira nas Exatas Carreira Na Engenharia Engenharia

Vou contar um pouco aqui neste artigo sobre a minha escolha de carreira.

 

Não tive uma carreira linear, desde o início foi um processo de caminhadas e descobertas.

Me formei em 2006, pelo Mackenzie. O curso de Engenheira Civil alinhava os meus talentos de raciocínio lógico e gosto pela matemática. Uma escolha bem clássica. Mas no início eu queria ser dentista.

Não me lembro bem quando essa vontade teve início, talvez por ser uma profissão que eu tinha bastante contato, afinal usei aparelho nos dentes por quase 5 anos :o

Mas algo não batia nessa escolha, pois eu não gostava das matérias de biologia. Cheguei até a fazer o vestibular com esta escolha no final do terceiro ano do ensino médio, mas não estava muito certa dela.

Conversei com a minha mãe sobre isso e ela fez uma coisa que fez toda a diferença para mim. Ela me levou para conversar com um profissional, o Dr. Alberto. Ele me contou sobre o dia a dia dele no consultório, como era lidar com os pacientes, como foi o processo de estudos e as principais situações que ele tinha que lidar na sua atuação. Não gostei. 

Em uma conversa posterior com meus pais, no carro, me lembro bem, minha mãe sugeriu eu pesquisar sobre Engenharia. Pesquisei e gostei bastante, adorei as matérias. Inicialmente gostei mais de Engenharia de Telecomunicações. Mas daí, novamente um dos pontos essenciais que considero na escolha de uma carreira para seguir: conversei com um profissional. 

Meu pai tem uma loja de materiais de construção, até hoje. Ele atendia na época um engenheiro civil de obras e me chamou para conversar. Ele me contou um pouco sobre o dia a dia, sobre botar o pé na lama, sobre a carga de matemática e física que temos durante a faculdade, e, bingo! Gostei.

Durante todo o curso eu gostei demais das matérias. Foi bastante difícil e um período bastante exaustivo. Reprovei em algumas matérias, tive que correr para finalizar a tempo, me desesperei, quase no final quis desistir, pois, estava exausta. 

Mas finalizei. Em 5 anos! Formada e definitivamente foi só o começo.

Em 2019 eu decidi aprofundar os meus conhecimentos em Inovação e Tecnologia.

Comecei uma pós graduação e fui buscando algumas áreas mais específicas onde eu gostaria de trabalhar

Eu destaco 3 aprendizados desse meu momento de escolha:

1 Procure um profissional da área que você quer pra conversar

Pergunte sobre o dia a dia, o que ele gosta, as principais dificuldades. E reflita se você se vê fazendo algo parecido.

2 As escolhas não são definitivas

Acredito que esse é o maior medo que temos nesse momento de escolha por pensar que é pra sempre e temos que escolher certo. Não há escolha perfeita, há a escolha cuidada que fazemos no momento. E sempre será tempo de ajustar. Eu estou fazendo uma transição de carreira no momento relembrando estes mesmos princípios.

3 Nenhum trabalho é perfeito

Sempre haverá dias ruins, coisas que não gostamos de fazer, problemas complicados pra resolver e pessoas que temos dificuldade em trabalhar juntas. É um aprendizado diário e faz parte do amadurecimento lidar com estas situações.

-------------

Se esse é o seu momento de carreira, seja iniciando ou fazendo uma transição, me chama pra conversar. Será ótimo compartilhar um pouco mais da minha experiência, quem sabe isso não te ajuda!

-----------

E você, como foi a sua escolha de carreira? Compartilha aqui comigo que vou adorar saber mais sobre a sua experiência também.

 
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil