Cabo Ethernet Direto e Cabo Cross
Por: Márcio N.
18 de Maio de 2020

Cabo Ethernet Direto e Cabo Cross

Entenda a diferença entre os dois tipos de cabos

Engenharia ethernet Redes industriais

O TIA/EIA especificou os padrões de cabeamento do par trançado não blindado (UTP) para a utilização em ambientes de cabeamento de LAN. O TIA/EIA 568-A e 568-B estipula os padrões de cabeamento comercial para instalações de LAN; esses são os padrões mais comumente usados em cabeamento de LAN para organizações e determinam que cor de fio é usada em cada pino.

Com dispositivos de rede modernos, um cabo direto pode ser usado ao conectar dispositivos semelhantes devido ao recurso de detecção automática. Com a detecção automática, as interfaces detectam se os pares de circuito de envio e recepção estão conectados corretamente. Se não estiverem, as interfaces invertem uma extremidade da conexão. A detecção automática também altera a velocidade das interfaces para corresponder à mais lenta. Por exemplo, se estiver conectando uma interface do roteador Gigabit Ethernet (1000 Mb/s) a uma interface de switch Fast Ethernet (100 Mbps), a conexão usará Fast Ethernet. Em alguns roteadores mais antigos, esse não é o caso e deve-se usar um cabo cruzado. Ao se conectar diretamente dois hosts, geralmente recomenda-se usar um cabo cruzado.

Para identificar os pinos do conector, se você olhar um conector RJ45 de frente, com o “clipe” para o lado de baixo, o pino 1 fica à esquerda do conector, conforme figura a seguir:

Os diagramas a seguir mostram como a cor do fio e a pinagem se alinham com um conector RJ-45 para os padrões 568-A e 568-B.

Com um cabo cruzado, o segundo e terceiro pares no conector RJ-45 em uma extremidade do cabo são invertidos na outra extremidade, o que inverte os pares de envio e recepção. Um cabo cruzado tem o padrão 568-A em uma extremidade e o padrão 568-B na outra, conforme a figura a seguir. Os cabos cruzados são normalmente usados para conectar dois hosts diretamente para criar uma rede simples.

 

 GOSTOU DO ARTIGO? DEIXE SEU LIKE E COMENTE DIZENDO O QUE FALTOU OU QUAIS ASSUNTOS VOCÊ GOSTARIA DE SABER!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 18 de maio de 2020

Deixe seu comentário aqui!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil