Cabo Ethernet Direto e Cabo Cross

Entenda a diferença entre os dois tipos de cabos

Engenharia ethernet Redes industriais
Cabo Ethernet Direto e Cabo Cross
Márcio N.
em 18 de Maio de 2020

O TIA/EIA especificou os padrões de cabeamento do par trançado não blindado (UTP) para a utilização em ambientes de cabeamento de LAN. O TIA/EIA 568-A e 568-B estipula os padrões de cabeamento comercial para instalações de LAN; esses são os padrões mais comumente usados em cabeamento de LAN para organizações e determinam que cor de fio é usada em cada pino.

Com dispositivos de rede modernos, um cabo direto pode ser usado ao conectar dispositivos semelhantes devido ao recurso de detecção automática. Com a detecção automática, as interfaces detectam se os pares de circuito de envio e recepção estão conectados corretamente. Se não estiverem, as interfaces invertem uma extremidade da conexão. A detecção automática também altera a velocidade das interfaces para corresponder à mais lenta. Por exemplo, se estiver conectando uma interface do roteador Gigabit Ethernet (1000 Mb/s) a uma interface de switch Fast Ethernet (100 Mbps), a conexão usará Fast Ethernet. Em alguns roteadores mais antigos, esse não é o caso e deve-se usar um cabo cruzado. Ao se conectar diretamente dois hosts, geralmente recomenda-se usar um cabo cruzado.

Para identificar os pinos do conector, se você olhar um conector RJ45 de frente, com o “clipe” para o lado de baixo, o pino 1 fica à esquerda do conector, conforme figura a seguir:

Os diagramas a seguir mostram como a cor do fio e a pinagem se alinham com um conector RJ-45 para os padrões 568-A e 568-B.

Com um cabo cruzado, o segundo e terceiro pares no conector RJ-45 em uma extremidade do cabo são invertidos na outra extremidade, o que inverte os pares de envio e recepção. Um cabo cruzado tem o padrão 568-A em uma extremidade e o padrão 568-B na outra, conforme a figura a seguir. Os cabos cruzados são normalmente usados para conectar dois hosts diretamente para criar uma rede simples.

 

 GOSTOU DO ARTIGO? DEIXE SEU LIKE E COMENTE DIZENDO O QUE FALTOU OU QUAIS ASSUNTOS VOCÊ GOSTARIA DE SABER!

Belo Horizonte / MG
Mestrado: Engenharia Elétrica (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Comandos Elétricos Circuítos Digitais Controle Análise de Sinais na Engenharia Engenharia - Lógica Combinacional Controle de Sistemas Dinâmicos Circuitos Elétricos I
Professor de Engenharia, com 7 anos de experiência em engenharia de projetos e 5 anos de experiência em docência no ensino superior e técnico!
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 80 / aula
Conversar Whatsapp do professor Márcio N. Whatsapp do professor Márcio N. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Márcio N.
em 18 de Maio de 2020

Deixe seu comentário aqui!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil