Pirâmide de Automação Industrial

Engenharia Elétrica Geral

Entenda o que é a pirâmide de automação industrial - conceitos e elementos que compõem

Se considerarmos uma fábrica de automóveis, em quais pontos poderemos encontrar a automação industrial?

Em todos os pontos, desde a produção da carroceria com os sensores e atuadores, até o mais alto nível gerencial por meio das informações de produção.

A pirâmide de automação é um diagrama em forma de pirâmide dos níveis hierárquicos de trabalho e comunicação dentro de uma solução de automação industrial. Ou seja, ela apresenta os diferentes níveis de controle em uma planta industrial, desde os equipamentos de campo até o gerenciamento corporativo. Planta industrial é todo o conjunto de equipamentos de uma instalação industrial.

•O nível 1 da pirâmide de automação é o chamado “chão de fábrica”, pois é o nível onde estão as máquinas responsáveis pela produção. Este nível é composto pelos dispositivos de campo, ou seja, sensores e atuadores

• O nível 2 é responsável por controlar todos os equipamentos do nível 1 e repassar os comandos dos níveis superiores para as máquinas. Esse nível é composto por CLPs, SDCDs e CNCs. CLP ou PLC (Controlador Lógico Programável) é um computador industrial de pequeno porte usado para controlar processos industriais. SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído) é um sistema de controle no qual os equipamentos estão distribuídos pela planta. CNC (Comando Numérico Computadorizado) refere-se ao comando de máquinas ferramentas programáveis por computador. 

Encontre o professor particular perfeito

•O nível 3 é responsável pela supervisão e otimização de processo, possuindo também bancos de dados que guardam informações relativas à planta. No nível 3 estão as IHMs e sistemas de supervisão (SCADA), responsáveis por monitorar e controlar o processo por meio de interfaces gráficas. Sistema Supervisório ou SCADA (SupervisoryControlAnd Data Acquisiton) é um software para comandar e visualizar os dados de uma planta, que geralmente roda em um computador. IHM (Interface Homem-Máquina)é um equipamento com algum tipo de visor para comandar e visualizar os dados de uma máquina, fazendo a interação entre humano e máquina.

• O nível 4 é o nível responsável pela programação e planejamento da produção, realizando o controle, agendamento e a logística de suprimentos, geralmente por meio do MES (Manufacturing Execution System).

•O quinto e último nível se encarrega da administração dos recursos da empresa, trabalhando de forma administrativa e financeira.Geralmente utiliza-se um software ERP (Enterprise Resource Planning) para isso.  

Todos os níveis da pirâmide de automação trocam dados entre si e no mesmo nível. Por exemplo, muitos dos dados gerados no nível 1 são levados até o nível 5 para auxiliar nas tomadas de decisões. Mas, como esses dados chegam até lá? Todas essas informações são trocadas por meio de redes de comunicação.

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

GOSTOU DO ARTIGO? DEIXE SEU LIKE E COMENTE DIZENDO O QUE FALTOU OU QUAIS ASSUNTOS VOCÊ GOSTARIA DE SABER!

Foto de Márcio N. Márcio N. há 5 anos

Deixe aqui seu comentário

Artigos similares

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo