Pirâmide de Automação Industrial
Por: Márcio N.
18 de Maio de 2020

Pirâmide de Automação Industrial

Entenda o que é a pirâmide de automação industrial - conceitos e elementos que compõem

Engenharia Automação industrial Redes industriais Ensino superior Técnico

Se considerarmos uma fábrica de automóveis, em quais pontos poderemos encontrar a automação industrial?

Em todos os pontos, desde a produção da carroceria com os sensores e atuadores, até o mais alto nível gerencial por meio das informações de produção.

A pirâmide de automação é um diagrama em forma de pirâmide dos níveis hierárquicos de trabalho e comunicação dentro de uma solução de automação industrial. Ou seja, ela apresenta os diferentes níveis de controle em uma planta industrial, desde os equipamentos de campo até o gerenciamento corporativo. Planta industrial é todo o conjunto de equipamentos de uma instalação industrial.

•O nível 1 da pirâmide de automação é o chamado “chão de fábrica”, pois é o nível onde estão as máquinas responsáveis pela produção. Este nível é composto pelos dispositivos de campo, ou seja, sensores e atuadores

• O nível 2 é responsável por controlar todos os equipamentos do nível 1 e repassar os comandos dos níveis superiores para as máquinas. Esse nível é composto por CLPs, SDCDs e CNCs. CLP ou PLC (Controlador Lógico Programável) é um computador industrial de pequeno porte usado para controlar processos industriais. SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído) é um sistema de controle no qual os equipamentos estão distribuídos pela planta. CNC (Comando Numérico Computadorizado) refere-se ao comando de máquinas ferramentas programáveis por computador. 

•O nível 3 é responsável pela supervisão e otimização de processo, possuindo também bancos de dados que guardam informações relativas à planta. No nível 3 estão as IHMs e sistemas de supervisão (SCADA), responsáveis por monitorar e controlar o processo por meio de interfaces gráficas. Sistema Supervisório ou SCADA (SupervisoryControlAnd Data Acquisiton) é um software para comandar e visualizar os dados de uma planta, que geralmente roda em um computador. IHM (Interface Homem-Máquina)é um equipamento com algum tipo de visor para comandar e visualizar os dados de uma máquina, fazendo a interação entre humano e máquina.

• O nível 4 é o nível responsável pela programação e planejamento da produção, realizando o controle, agendamento e a logística de suprimentos, geralmente por meio do MES (Manufacturing Execution System).

•O quinto e último nível se encarrega da administração dos recursos da empresa, trabalhando de forma administrativa e financeira.Geralmente utiliza-se um software ERP (Enterprise Resource Planning) para isso.  

Todos os níveis da pirâmide de automação trocam dados entre si e no mesmo nível. Por exemplo, muitos dos dados gerados no nível 1 são levados até o nível 5 para auxiliar nas tomadas de decisões. Mas, como esses dados chegam até lá? Todas essas informações são trocadas por meio de redes de comunicação.

GOSTOU DO ARTIGO? DEIXE SEU LIKE E COMENTE DIZENDO O QUE FALTOU OU QUAIS ASSUNTOS VOCÊ GOSTARIA DE SABER!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 18 de maio de 2020

Deixe aqui seu comentário

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil