Redes Industriais - Redes Profibus
Márcio N.
em 18 de Maio de 2020

O que é PROFIBUS? É um tipo de rede de campo industrial

O que é uma rede de campo? É um sistema de comunicação digital para dispositivos de campo, que apresenta as seguintes características:

•Muitos dispositivos em um mesmo cabo de rede.

•Comunicação de duas vias, para que os dispositivos possam receber informações das estações de controle e também possam enviar informações para elas.

O Profibus adota o modelo de comunicação Mestre-Escravo, sendo que uma rede pode ter uma ou mais estações MESTRE. Cada MESTRE pode controlar uma ou mais estações ESCRAVAS. Não há prioridade, cada escravo é lido uma vez por ciclo. Os dados são trocados entre todas as redes PROFIBUS usando mensagens ou telegramas que circulam entre as estações. As estações MESTRE controlam a comunicação, enquanto as estações ESCRAVAS só respondem aos mestres.

Dispositivos escravos (também chamados estações passivas) somente respondem aos mestres, e nunca controlam a comunicação. Exemplos: I/O Remotas, transmissores, sensores, atuadores, válvulas, acionamentos, etc.

Dispositivos Mestre (também chamados de estações ativas) controlam a comunicação durante um tempo limitado (enquanto detém o token). Em redes multimestres, a passagem do token deve garantir que todos os mestres tenham tempo suficiente para realizar suas tarefas.

A topologia da rede Profibus apresenta as seguintes características:

* Até 126 dispositivos na mesma rede PROFIBUS, usando repetidores. No entanto, as limitações do RS485 e do MPB implicam um máximo de 32 dispositivos por segmento.

* Segmentos são formados usando-se repetidores, couplers (acopladores) ou links de fibra óptica.

Cada dispositivo Profibus deve ter um endereço de rede ÚNICO através do qual a comunicação é dirigida. Esse endereço deve ser definido durante o comissionamento, das seguintes maneiras:

   •Na chave local do dispositivo (dip switches ou rotativos)

   • Por software via rede Profibus usando uma ferramenta de configuração (chamado de mestre classe 2)

A rede opera em uma taxa de comunicação determinada (chamada baud rate ou bit rate). As taxas de comunicação do padrão PROFIBUS DP são:

A maioria dos escravos DP suporta todas as taxas de dados, e ainda detectam e ajustam automaticamente à velocidade da rede. ØAs redes Profibus PA sempre operam a taxa fixa de 31.25 kbit/s (maior robustez frente ao profibus DP).

GOSTOU DO ARTIGO? DEIXE SEU LIKE E COMENTE DIZENDO O QUE FALTOU OU QUAIS ASSUNTOS VOCÊ GOSTARIA DE SABER!

Belo Horizonte / MG
Mestrado: Engenharia Elétrica (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
Automação Industrial Análise de Sinais e Sistemas Automação de Processos Industriais Engenharia - programação C Engenharia - Instrumentação de Processos Projetos de Automação Industrial Engenharia - Transformada de Fourier
Professor de Engenharia, com 7 anos de experiência em engenharia de projetos e 5 anos de experiência em docência no ensino superior e técnico!
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 80 / aula
Conversar Whatsapp do professor Márcio N. Whatsapp do professor Márcio N. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Márcio N.
em 18 de Maio de 2020

Deixe seu comentário aqui!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil