Comunicação com Fibra Ótica
Por: Márcio N.
18 de Maio de 2020

Comunicação com Fibra Ótica

Entenda o funcionamento da comunicação de dados utilizando fibras óticas

Engenharia Fibras Ópticas Comunicação Redes industriais

Os cabos de fibra óptica podem ser de vidro ou de plástico, e têm a largura aproximada de um fio de cabelo. Eles utilizam o fenômeno da reflexão interna total para transmitir os feixes de luz, o que faz com que a luz transmitida pelo núcleo da fibra seja refletida pelas paredes internas com um índice de perda muito pequeno. Esses pulsos de luz são gerados por laser ou LEDs, sendo o laser uma tecnologia mais recente de transmissão e que suporta uma velocidade maior.

Diferentemente dos cabos par trançado e coaxial, os cabos de fibra óptica transmitem dados usando pulsos de luz, e assim, são imunes a interferência eletromagnética e por radiofrequência. Cabos para redes locais tipicamente têm um único fio de fibra, e cabos para longa distância e uso na área de telecomunicações têm vários fios.

Cada canal é composto por dois cabos de fibra, um para transmitir dados e outro para receber dados. Os cabos de fibra óptica têm uma largura de banda muito alta e podem transportar dados por longas distâncias antes que o sinal precise ser regenerado, e assim são muito utilizados em redes de backbone, data centers e por companhias telefônicas. A largura de banda pode alcançar 100 Gb/s e a distância pode chegar a 80 km.

Como os circuitos eletrônicos utilizam eletricidade e não luz, utiliza-se um transmissor óptico que converte o sinal elétrico no sinal luminoso e um receptor, que faz o processo inverso. A emenda das fibras é feito por um processo de fusão (fusionsplicing), que exigem mais equipamentos e um manuseio mais cuidado que a crimpagem de um cabo par trançado.

Existem dois tipos de cabos de fibra óptica:

1. Multimodo - que possuem as seguintes características:

   •Núcleo mais espesso (62,5 µm de diâmetro)

   •Mais baratas

   • Devido ao núcleo mais espesso, demandam menor precisão nas conexões

   • O sinal luminoso se divide em vários feixes que são refletidos várias vezes dentro do cabo.

   •Atenuação do sinal luminoso maior

   •Alcançam até 550 metros em 1 Gbit/s

2. Monomodo- que possuem as seguintes características:

   •Núcleo mais fino (8 a 10 µm de diâmetro)

   •Devido ao núcleo fino, demandam maior precisão nas conexões

   •A luz é transmitida em um único feixe, e percorre o cabo com número pequeno de reflexões

   •Alcançam até 80 km em 10 Gbit/s

Existem vários tipos de conectores de fibra óptica, sendo os quatro tipos mais comuns o LC, SC, ST e MT-RJ. Os conectores ST e SC eram os mais populares a algum tempo, mas os conectores LC e MT-RJ vem crescendo em popularidade. Como cada conector é apoiado por um grupo de empresas, a escolha do conector acaba sendo definida pelo equipamento que se pretende utilizar.

Como os transmissores e receptores para cabos de fibra óptica são muito caros, eles são separados em componentes avulsos, os transceivers (transceptores), que são instalados no switch ou no roteador. O transceivertransforma os sinais ópticos recebidos pelo cabo em sinais elétricos que são enviados ao switch, e vice-versa. É comum os switches incorporarem uma ou mais portas para transceivers, combinados com um certo número de portas para cabos de par trançado, formando uma única rede.

 GOSTOU DO ARTIGO? DEIXE SEU LIKE E COMENTE DIZENDO O QUE FALTOU OU QUAIS ASSUNTOS VOCÊ GOSTARIA DE SABER!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 18 de maio de 2020

Deixe seu comentário

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil