Redes sem Fio
Por: Márcio N.
18 de Maio de 2020

Redes sem Fio

Entenda os princípios básicos relacionados às redes em fio

Engenharia Redes industriais wireless redes sem fio Automação industrial Automação de processos industriais Ensino superior Automação

O uso de redes sem fio (ou redes wireless) tem aumentado gradativamente devido a diminuição dos custos e aumento da velocidade de comunicação. Além disso, a tecnologia sem fio apresenta algumas vantagens em relação às redes com fio:

   * Capacidade de oferecer conectividade a qualquer momento e em qualquer lugar.

   * Razoavelmente econômica e fácil de instalar

   * Podem ser facilmente expandidas

Uma das aplicações mais comuns das redes wireless são as redes domésticas, caracterizadas como uma pequena LAN com dispositivos que normalmente se conectam a um roteador, o qual tem recursos com e sem fio (WLAN), além de acesso à internet. Os roteadores residenciais geralmente têm dois tipos de portas:

   1.Portas Ethernet: conectam a parte interna do switch, fazendo uma rede local. Os dispositivos sem fio estão nessa mesma rede local.

   2.Porta da Internet: usada para   conectar o dispositivo à outra rede (diferente das portas Ethernet), sendo que o modem para acesso à internet normalmente é conectado nesta porta.

As tecnologias sem fio usam ondas eletromagnéticas para transportam informações. Algumas partes do espectro eletromagnético são reguladas pelos governos e licenciadas a várias empresas para aplicações específicas. Outras áreas foram reservadas para permitir a utilização pública sem restrições, sendo esta faixa não licenciada utilizada pelos roteadores wireless. As tecnologias sem fio mais usadas estão na faixa de frequência de 2,4 GHz e 5 GHz.

O principal órgão responsável pela criação de padrões sem fio é o IEEE. O conjunto de padrões IEEE 802.11 controla o ambiente WLAN, sendo composto por diversos padrões como 802.11b, 802.11g, 802.11n, 802.11 ac, etc. Todos estes padrões em conjunto são conhecidos como Wi-Fi. Além disso, um outro órgão, chamado Wi-Fi Alliance, atribui um logotipo de Wi-Fi (Wireless Fidelity) aos dispositivos compatíveis com os padrões IEEE 802.11, de modo que o termo é usado em ambas as situações na prática.

Dispositivos sem fio que transmitem em um mesmo intervalo de frequência criam interferência em uma rede wi-fi. Para evitar isso, são criados diversos canaisdividindo-se o espectro de radiofrequência (RF) disponível, sendo que cada canal pode então transportar uma conversa diferente sem causar interferências.

Nas redes de 2,4 GHz estão disponíveis originalmente 14 canais de transmissão, que englobam as frequências de 2,412 GHz (canal 1) a 2,484 GHz (canal 14), com intervalos de 5 MHz entre as frequências centrais. Como os canais utilizam uma banda total de 22 MHz, as frequências entre canais próximos acabam sendo compartilhadas e gerando interferências. Já nas redes de 5 GHz, o número de canais é variável, pois depende da largura de banda utilizada em cada canal, que pode ser aumentada para melhorar o desempenho de transmissão. Essas redes englobam as frequências de 5,170 GHz a 5,835 GHz de modo que não há sobreposição e interferência entre os canais.

 GOSTOU DO ARTIGO? DEIXE SEU LIKE E COMENTE DIZENDO O QUE FALTOU OU QUAIS ASSUNTOS VOCÊ GOSTARIA DE SABER!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 18 de maio de 2020

Deixe seu comentário aqui1

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil