Dica de pronúncia: o famoso "to"

Conversação Básico Geral

A pronúncia dessa palavrinha pode deixar você soando como o Joel Santana. Vamos limpar esse som?

Hello there! Uma quick tip que muitos alunos precisam: COMO PRONUNCIAR A PALAVRINHA TO SEM SOAR COMO O JOEL SANTANA.

 

Easy peasy lemon squeezy, my friends.

 

Muitas pessoas pronunciam como "tchu". NÃÃO! Vamos explorar o som do "t" antes de outras vogais:

 

Encontre o professor particular perfeito

take - soa como "t(s)êik". O som do não é perfeitamente seco, ele recebe um pouco de s, como na palavra tsunami, só um pouco mais leve.

- telephone - "t(s)élãfoun". De novo, ninguém pronuncia "tchélãfoun". 

- tip - "t(s)ip". 

- Tupperware© - t(s)âppãr-uér. A famosa "tapauér" de casa. Não me fale mais assim!

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

 

Agora que falamos do T, vamos ao O. Você já percebeu que não falamos em português a nossa querida contração de+o=do com o som puro da vogal O. Nós falamos puxaaaaaaaando para a letra U, mas não é um U perfeito. É um O no meio do caminho para a letra U. É esse som que eu quero!

 

Vamos juntar esses sons?  Teremos algo como TSÃ. Coooomo assimmmm? É simples: preposições não têm som forte na fala, então ficam átonas. Caso você queira falar a palavra isoladamente, ela vai soar mais como um TSU

 

Saber reconhecer a pronúncia correta não ajuda somente na fala, mas para reconhecer a palavra adequadamente numa conversa na vida real. Você JAMAAAAISSS vai ouvir um nativo soltando um TCHU. Estou certa de que vocês que leram o artigo até o fim também não, não é mesmo?

 

Dica extra: nesse artigo, eu tentei fazer aproximações fonéticas entre inglês e português. Reparem que no dicionário existe a palavra escrita com o alfabeto fonético. Ele é universal e pode te ajudar a aprender outras línguas! 

Dica super extra: baixe um app de dicionário online para poder ouvir o som sempre que bater a dúvida e pronuncie em voz alta. O sotaque não é apenas um problema na pronúncia, mas também vem de uma falta de adaptação do aparelho fonador à lingua que está sendo falada. Pratique!

 

Agora siiiiiiim, my dear ones! That's it for today. Espero que tenham gostado da diquinha.

 

XOXO

 

Artigos similares

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo