Ensino a distância: a atuação do tutor a distância
Por: Robert P.
28 de Dezembro de 2018

Ensino a distância: a atuação do tutor a distância

Filosofia

Desenvolver uma reflexão sobre a atuação do tutor significa assumir uma postura crítica sobre o conteúdo, sobre o tutor, sobre o aluno e, principalmente, sobre os métodos educativos no ensino à distância. A educação é um dos campos de estudo mais antigo da civilização humana e como tal possui uma série de definições dos mais variados gêneros. Portanto, é preciso entender que não existe um conceito único de educação, verdadeiro, fundamental e detentor de um saber universal. Prefiro caracterizá-lo como um processo de aprendizagem em duas dimensões, a saber, (1) uma perspectiva subjetiva da reflexão, na qual o sujeito se coloca no seu tempo histórico, na sua realidade e na sua identidade; e (2) o caráter metodológico ao qual a própria educação a distância se propõe com um novo rigor metodológico.

Para tanto, o método educativo deve se recriar, transformar-se e se constituir pela transformação de ideias, conceitos, noções e pensamentos. Deste modo, ele se configura como a expressão de uma nova forma de conceber o ensino, e como tanto, possui o seu caráter múltiplo e diverso, que só se constitui aprendizado quando se relaciona com a complexidade do ser humano e de seus processos criativos.

Neste contexto o tutor se insere como um elemento que explora a complexidade do processo de aprendizagem. Ao canalizar esse potencial aos conceitos abordados no curso, o tutor desperta uma atitude problematizadora, responsável por pensar criticamente as questões que perpassam o ensino. Portanto, cabe ao tutor incentivar a autonomia do indivíduo atuando como mais um elemento de um processo de emancipação.

O uso de um arcabouço teórico vasto das questões desenvolvidas por vários autores e autoras, sobre diversos temas, é necessário, pois cabe à educação uma análise em uma concepção radical e rigorosa. Atribuir uma análise radical e rigorosa à educação significa dizer que ela apresenta critérios que expressam o processo de aprendizagem. Critérios tais como: analisar o problema como objeto, buscar sua raiz e seus princípios, estabelecer um método e um sistema para sua resolução, apresentar uma crítica, pensar o presente, ver além do aparente, criar e recriar conceitos e assim por diante. Ou seja, apropriar-se desses critérios e usá-los no desenvolvimento de uma reflexão sobre o mundo é o que determina uma experiência bem sucedida de educação.

Portanto, a atuação do tutor se caracteriza como uma mediação entre o processo reflexivo do indivíduo e/ou grupo, e os métodos educativos do ensino a distância para a apropriação desses conteúdos no desenvolvimento de um processo radical e rigoroso da reflexão. O ensino a distância abre espaço para o desenvolvimento de conhecimentos significativos das mais diversas áreas. E uma das maneiras de fomentar este desenvolvimento é criar uma metodologia que torne visível todos os aspectos que atravessam o ambiente virtual, na construção de um ensino atual e plural.

A educação é um processo em construção tanto do aluno  e da aluna que se inserem nesta nova estrutura, quanto do tutor que, ao mediar o processo de aprendizagem, está questionando a sua própria prática. Assim, à medida que o centro deste processo se torna o indivíduo emancipado percebe-se que a educação está presente em todos os lugares.

A partir dessa perspectiva, pode-se conceber algo em conjunto, respeitando os processos individuais e, ao mesmo tempo, incitando um debate coletivo do saberes, pois não se termina nunca de aprender e ensinar, e, para que alguém possa ser sujeito dessa aprendizagem, deve assumir a decisão de enfrentá-la.

 

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil