A Técnica de Dedução pelo Contexto na Compreensão Textual
Por: Roberto M.
18 de Maio de 2017

A Técnica de Dedução pelo Contexto na Compreensão Textual

Inglês Leitura Tradução Concurso Vocabulário Instrumental ENEM Prática Textos Contexto Língua

Olá, pessoal! Tudo bem? Sou o Professor Roberto, de Inglês.

Hoje, eu gostaria de tirar mais uma grande dúvida dos alunos que estudam Inglês Instrumental e que se preparam ansiosamente para o ENEM ou qualquer outro concurso. Você já se deparou com um texto em que você não conhece todas as palavras e, por muitas vezes, desiste de continuar lendo? Pois bem, NUNCA MAIS FAÇA ISSO!! A sua estratégia deve ser encarada de outra forma bem mais eficiente, vamos ver?

Antes de irmos direto ao nosso assunto, devemos entender o seguinte: DEDUÇÃO NÃO É TRADUÇÃO!!!

Há a necessidade do estudo contínuo de novos vocábulos para que o processo de leitura e compreensão de textos em inglês se torne menos difícil. Contudo, é bom lembrar que a posse de um amplo vocabulário não é garantia do entendimento de um texto. Desta forma, além de você precisar ampliar seu repertório de palavras em inglês, você deve estar consciente de que o conhecimento prévio e o uso de estratégias de leitura também são aspectos facilitadores deste processo. Com isso, incluímos na nossa conversa de hoje uma nova prática, a dedução pelo contexto, como uma nova aliada neste processo de leitura e compreensão de textos escritos em inglês.

Você já deve ter vivenciado uma situação na qual, lendo um texto em português, se deparou com um vocábulo desconhecido e, na sequência da leitura e com base nas informações anteriores e/ou posteriores, você acabou deduzindo o significado da nova palavra.

A este processo de compreensão do significado de uma palavra, pelas pistas que o texto nos dá, chamamos de inferência contextual. Neste processo de dedução de significado de vocábulos, o conhecimento prévio tem grande importância, Portanto, inferências são aquelas informações buscadas em conhecimentos pessoais, conhecimentos compartilhados de língua e de mundo, no contexto situacional e sócio-histórico.

O contexto é o responsável em lhe apontar pistas que, através das quais, você poderá inferir o significado de determinado vocábulo. A prática constante da leitura é necessária para que este processo se torne cada vez menos difícil e seja um aliado forte no processo de compreensão textual.

Portanto, a dica é: NÃO PARE DE LER IMEDIATAMENTE QUANDO ENCONTRAR UMA PALAVRA DESCONHECIDA! Continue lendo, selecionando os vocábulos conhecidos e sem perder o sentido integral da mensagem. Afinal, você não vai deixar de compreender o assunto do texto, só porque não conhece alguns vocábulos, não é verdade?

Espero que você tenha curtido a dica de montão e que ela sirva para aumentar sua capacidade de compreender textos diversos. Sinta-se à vontade para deixar seu comentário!

Um forte abraço e até a próxima!

R$ 70 / h
Roberto M.
Parnamirim / RN
Roberto M.
4,9 (126 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4.641 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês - Técnicas de leitura Inglês - Conversação para adquirir fluência Inglês - Proficiência para Mestrado e Doutorado
Especialização: "Teacher Training" e "English for Specific Purposes" (ESP). (EMBASSY CES em Fort Lauderdale - Florida/USA.)
Bem-vindo à plataforma! Você deseja aprender Inglês? Então, espero seu contato para organizar seu plano de aulas personalizado!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil