Você conhece a Técnica de Leitura chamada PREDICTION?
Por: Roberto M.
11 de Junho de 2017

Você conhece a Técnica de Leitura chamada PREDICTION?

Inglês Geral Leitura Instrumental ENEM Prática Textos Cultura Provas Contexto Técnicas Mestrado Doutorado Correção de textos em Inglês

Olá, pessoal!

Hoje, vamos conversar sobre uma técnica de leitura muito importante para a sua compreensão textual: a "PREDIÇÃO". Se você estiver se preparando para provas como o ENEM ou proficiência para Mestrado ou Doutorado, este post é direcionado a você.

A predição, ou prediction é uma atividade de pré-leitura na qual se é levado a deduzir o conteúdo de um texto. Por exemplo, ao ver uma foto ou uma manchete em um site, pode-se prever qual o assunto da matéria. Com isso, o leitor será estimulado a ler, ou não. A predição pode ser feita através de elementos como:

  • Conhecimento prévio sobre o tema – também conhecido como background knowledge. Se você teve algum contato com o tema do texto, com certeza terá mais facilidade na sua leitura. Quanto mais cultura geral tiver o leitor, mais fácil será a predição. Só que, para isso, o melhor remédio é o hábito da leitura. Procure ler e conhecer os principais temas que você julgue cair na sua prova, não só em Inglês mas também em outras áreas.
  • Contexto semântico – palavras que têm ideias relacionadas, como por exemplo: escola, livro, aluno, cadeira, professora etc. Funcionam como uma tempestade de palavras. Em qualquer assunto abordado no texto, é fundamental que você perceba alguns vocábulos que estão relacionados entre si, a fim de que você possa compreender a mensagem com mais rapidez.

Com base no modelo de leitura defendido por Goodman (1987), as estratégias mais importantes são as seguintes: a predição (a capacidade que o leitor tem de antecipar-se ao texto, à medida que vai processando a sua compreensão); a seleção (a habilidade que o leitor tem de selecionar apenas os índices relevantes para a compreensão e propósitos da leitura); a inferência (através da qual o leitor completa a informação utilizando as suas competências linguística e comunicativa, o seu conhecimento conceptual e seus esquemas mentais ou conhecimentos prévios); a confirmação (utilizada para verificar se as predições e as inferências estão certas ou se precisam ser reformuladas) e a correção (ou seja, uma vez não confirmada a predição, o leitor retrocede no texto a fim de levantar outras hipóteses, buscando outras pistas, sempre na tentativa de encontrar sentido no que lê).

Segundo Goodman, o processamento de leitura é o mesmo para todas as línguas, isto é, os leitores sempre usam as mesmas citadas estratégias, independentemente dos idiomas que utilizam. De fato, o ensino instrumental de línguas estrangeiras já vem utilizando essa abordagem de leitura com algum sucesso, o que corrobora a sua eficácia quanto à intervenção pedagógica para se promover nos leitores-aprendizes o desenvolvimento e o aprimoramento do uso dessas estratégias.

Agora, quando você for praticar compreensão de textos em inglês, ponha em prática essas técnicas aprendidas hoje e perceba se o seu nível de leitura melhorou consideravelmente, certo?

Se você gostou dessa dica, não se esqueça de curtir e deixar seu comentário ou dúvida, ok?

Um grande abraço e até a próxima!

Prof. Roberto.

R$ 70 / h
Roberto M.
Parnamirim / RN
Roberto M.
4,9 (126 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4.572 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês - Preparatório para o ENEM Inglês - Inglês Instrumental para provas Inglês com Gramática Inglesa
Especialização: "Teacher Training" e "English for Specific Purposes" (ESP). (EMBASSY CES em Fort Lauderdale - Florida/USA.)
Bem-vindo à plataforma! Você deseja aprender Inglês? Então, espero seu contato para organizar seu plano de aulas personalizado!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil