Você sabe aplicar as técnicas "Skimming", "Scanning" e "Sele
Por: Roberto M.
02 de Julho de 2017

Você sabe aplicar as técnicas "Skimming", "Scanning" e "Sele

Inglês Geral Leitura Vocabulário Instrumental ENEM Prática Revisão Textos Ajuda Exercícios Técnicas Verbos Mestrado Doutorado

Olá, pessoal! Tudo bem?

O ENEM está chegando e, a pedido de muitos alunos do Profes, vamos conversar hoje sobre a aplicação de algumas das principais técnicas de leitura de textos: Skimming, Scanning e Selectivity. Mas, não precisa se assustar! Embora os nomes pareçam complicados à primeira vista, você logo verá que o significado e o uso deles serão bem simples.

  • Skimming – também conhecido como "leitura por cima", diz que devemos fazer uma leitura rápida para se ter uma ideia geral do texto. É uma estratégia que exige observação das informações visuais que acompanham o texto (título, subtítulo, autor, fonte, data, distribuição gráfica do texto, tabelas, fotografias). Tais informações dão dicas para predição (inferência) do tema do texto e acrescentam novas informações, além de resumir o texto. Mas lembre-se de que essa estratégia, assim como as outras, só será eficiente caso você esteja totalmente concentrado no ato da sua leitura para que as ideias cheguem com muito mais facilidade. Na prática, é a primeira técnica que você deve executar quando começar a ler seu texto.
  • Scanning – essa estratégia permite ao leitor localizar informações específicas no texto. É, portanto, uma leitura rápida em que os olhos do leitor percorrem o texto para selecionar as ideias que realmente lhe interessam ou que são mais enfatizadas. Citações em parênteses, em negrito, grifadas ou escritas com outro tipo de fonte devem ser observadas. Essa técnica ajuda na interpretação no texto e na compreensão para as respostas. No "Scanning", a palavra-chave é amplamente utilizada como guia para entender a mensagem do autor, bem como achar a resposta da questão.
  • Selectivity – também chamada de "leitura seletiva" é a técnica na qual selecionam-se os trechos onde se deseja encontrar uma determinada informação. Além das palavras-chave, você usa as palavras cognatas e o vocabulário essencial para encontrar esses trechos e, assim, deixar sua compreensão bem mais eficiente. Um exemplo seria "procurar os fatores que provocam a chuva ácida" em um texto sobre esse assunto. Esse texto poderia ter as causas, as consequências, como evitá-la etc, mas você leria rapidamente o texto "selecionando" a informação que desejasse, descartando as demais. Ficou claro?

Nesta reta final para o ENEM, estamos oferecendo uma REVISÃO FINAL, com pacote único com 10 aulas de Inglês Instrumental, onde estudaremos as técnicas de leitura isoladamente (seguidas de exercícios), para que você se sinta bem mais confiante na sua compreensão textual. Além das técnicas de leitura, vamos fazer uma ampliação de vocabulário essencial em textos, tais como verbos, conjunções, preposições e várias palavras de ligação (linking words), que deixam os textos muito mais fáceis de serem compreendidos. 

Portanto, espero que você tenha curtido mais essa dica! Não hesite em compartilhar esse post com seus amigos que vão fazer o ENEM ou que precisam fazer a prova de proficiência em inglês para Mestrado ou Doutorado. Espero seu contato para iniciarmos as aulas. Não perca essa oportunidade!

Um forte abraço para você e até a próxima!

Prof. Roberto.

 

 

R$ 70 / h
Roberto M.
Parnamirim / RN
Roberto M.
4,9 (126 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4.633 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês - Preparatório para as Escolas Militares Inglês - Técnicas de leitura Inglês com Gramática Inglesa
Especialização: "Teacher Training" e "English for Specific Purposes" (ESP). (EMBASSY CES em Fort Lauderdale - Florida/USA.)
Bem-vindo à plataforma! Você deseja aprender Inglês? Então, espero seu contato para organizar seu plano de aulas personalizado!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil