Temas Recorrentes na Prova de Inglês do ENEM
Por: Roberto M.
06 de Agosto de 2017

Temas Recorrentes na Prova de Inglês do ENEM

Inglês Gramática Leitura Vocabulário Instrumental Escrita ENEM Prática Revisão Textos Provas Técnicas Verbos Regulares Tempos Verbais Verbos Dúvidas

Olá, pessoal! Tudo bem?

Respondendo às várias dúvidas dos nossos alunos do Profes que vão fazer o ENEM, vamos debater hoje sobre os temas mais recorrentes na prova de inglês. Sempre é bom lembrar que o inglês exigido na prova é o INSTRUMENTAL, ou seja, o objetivo da prova é avaliar o candidato quanto à sua competência em compreensão de textos, usando técnicas e estratégias de leitura, certo? Entretanto, existem alguns aspectos linguísticos que são extremamente importantes para e eficácia da compreensão textual. Então, vamos lá...!!

→ Tempos Verbais em inglês

É de suma importância o conhecimento dos tempos verbais em inglês para uma compreensão textual mais eficaz. Não estou dizendo que você deve decorar todas as estruturas gramaticais, mas conhecer os auxiliares e as respectivas terminações verbais irão deixá-lo muito mais seguro durante a leitura. Os tempos verbais mais comuns são: Presente Simples, Contínuo e Perfeito; Passado Simples (Verbos Regulares e Irregulares), Contínuo e Perfeito; Futuro Simples e Contínuo e os Verbos Anômalos (Can, May, Must e Should).

→ Os Pronomes

Outro tema que dispensa qualquer comentário sobre sua importância é o domínio dos pronomes. Toda oração em inglês é estruturada da seguinte forma: SUJEITO + VERBO  + COMPLEMENTO. Então, se você conhece os pronomes e suas funções nas orações, você já se mostra bem à frente dos outros candidatos, simples assim! Os pronomes mais comuns são: Pessoais (Sujeito e Objeto); Possessivos; Reflexivos; Relativos e Indefinidos.

→ Uso da Voz Passiva

Esse é um tema que pode ser utilizado para confundir você e levá-lo ao erro na escolha da alternativa. O curioso é que a estrutura da Voz Passiva esteve presente em quase todas as últimas provas do Enem. A minha recomendação é que, primeiro, você estude a estrutura da voz passiva isoladamente para, depois, você identificar com mais facilidade os artifícios que essa voz pode conceder à escrita. É claro que você vai ter que ler muito para aperfeiçoar sua habilidade. Sua prática é fundamental!

→ As Palavras de Ligação

Com a mais absoluta certeza, esse é um tema que pode trazer muita confusão na hora da prova para quem não o estudou bem. Estou me referindo aos os conectivos em inglês (linking words). Essas palavras são usadas para dar coesão ao texto, mas se você não conhecê-las e não dominar o idioma, não vai notar a falta delas, fato que pode fazer com que você escolha a alternativa errada pensando ser a certa. Essas palavras de ligação são, muitas vezes, conjunções e podem exercer as seguintes funções: explicativa, aditiva, adversativa, conclusiva e concessiva.

É isso...! Espero que você tenha gostado dessas dicas de gramática contextualizada e estamos com tudo na REVISÃO FINAL para o ENEM, com um pacote único com 10 aulas de Inglês Instrumental, com técnicas e estratégias de leitura de textos, incluindo Ampliação de Vocabulário Essencial (Linking Words) para você "fechar" sua prova de inglês neste ENEM.

Portanto, aguardo seu contato para iniciarmos sua preparação!

Um forte abraço,

Prof. Roberto Medeiros.

R$ 70 / h
Roberto M.
Parnamirim / RN
Roberto M.
4,9 (126 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4.641 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Cursinho Pré-Vestibular em Inglês Inglês - Conversação para adquirir fluência Inglês - Preparatório para o ENEM
Especialização: "Teacher Training" e "English for Specific Purposes" (ESP). (EMBASSY CES em Fort Lauderdale - Florida/USA.)
Bem-vindo à plataforma! Você deseja aprender Inglês? Então, espero seu contato para organizar seu plano de aulas personalizado!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil