Inglês Instrumental x Inglês para Conversação - Entenda a Di
Por: Roberto M.
27 de Maio de 2017

Inglês Instrumental x Inglês para Conversação - Entenda a Di

Inglês Gramática Leitura Compreensão Auditiva Turismo Concurso Instrumental Escrita Fala ENEM Prática Aprendizado Estudos Conversação Técnicas Trabalho Negócios Específico Língua Mestrado Doutorado Cursos

Olá, pessoal!

Nesse post, vamos falar sobre a diferença entre Inglês Instrumental e Inglês para conversação, uma dúvida recorrente entre os alunos que pensam de uma maneira errada sobre essas duas abordagens diferentes de se estudar Inglês. Então, vamos entender cada uma delas.

Existem várias técnicas para se aprender um idioma (no nosso caso, o inglês). Essas técnicas têm foco em habilidades e objetivos distintos (escrita, fala, leitura ou compreensão auditiva) e recebem nomes diferenciados: Inglês para Turismo, Inglês para Negócios, Inglês Acadêmico etc. E entre tantos processos para aprender o novo idioma, você pode ter se deparado com a expressão Inglês Instrumental.

Mas, afinal, o que o Inglês Instrumental tem de diferente do Inglês Convencional, que é ensinado em cursos por todo o país? Se você quer entender as características desse método e descobrir por que ele é muito mais eficiente para quem quer aprender inglês para a prova do ENEM, de escolas militares, de proficiência do mestrado ou doutorado, chegou a hora!!

Antes de explicarmos a diferença entre os métodos, é preciso esclarecer como os estudos de línguas estrangeiras são classificados. Segundo especialistas no assunto, toda a língua é dividida em 4 (quatro) habilidades: fala, compreensão auditiva, escrita e leitura.

Essa divisão é essencial para entender a distinção entre o Inglês Convencional e o Inglês Instrumental: enquanto o curso de Inglês Convencional, também chamado de Conversação, trabalha as 4 habilidades, o Inglês Instrumental dá ênfase apenas a uma, a leitura. Então, você poderia me perguntar: "Por que existe a necessidade de trabalhar apenas a leitura"?

Essa diferenciação dos dois métodos ocorre porque há demandas diferentes de aprendizado. A maioria das pessoas que buscam cursos de Inglês Convencional procura aprender a língua para se comunicar através das 4 habilidades. São pessoas que precisarão usar o inglês em situações cotidianas – seja no exterior, no trabalho ou em alguma outra atividade – e, por isso, precisam ser capazes de se expressar de todas as formas. Já o Inglês Instrumental supre a necessidade de quem precisa aprender o Inglês para um propósito específico de leitura, como passar em uma prova de concurso ou proficiência de mestrado ou doutorado. Por isso, tem-se focado apenas nessa habilidade, já que, neste caso, o que é preciso é principalmente ler artigos acadêmicos e técnicos com mais agilidade. O estudo da gramática é feito de forma contextualizada, uma vez que, na prática de compreensão textual, não é necessário a memorização daquelas regras gramaticais.

Espero que você tenha gostado dessa dica. Não hesite em participar e deixar seu comentário.

Um abraço e até a próxima!

Prof. Roberto.

R$ 70 / h
Roberto M.
Parnamirim / RN
Roberto M.
4,9 (126 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4.573 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Cursinho Pré-Vestibular em Inglês Inglês - Técnicas de leitura Inglês - Preparatório para o ENEM
Especialização: "Teacher Training" e "English for Specific Purposes" (ESP). (EMBASSY CES em Fort Lauderdale - Florida/USA.)
Bem-vindo à plataforma! Você deseja aprender Inglês? Então, espero seu contato para organizar seu plano de aulas personalizado!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil