
Pesquisando sobre a resolução de problemas

em 26 de Janeiro de 2019
De modo geral, os conceitos matemáticos são abordados por meio de situações-problemas que envolvem temas do cotidiano. Elas propiciam a reflexão e a discussão sobre o conceito em questão. As resoluções desses problemas constituem o ponto de partida para a construção de conceitos.
Este trabalho foi escrito com o objetivo de propor uma auxilio no dia-a-dia do aluno contribuindo com uma proposta que poderá complementar a sua pratica de estudo. Sabemos que não existe uma metodologia identificada como a melhor para o ensino de qualquer disciplina e, em particular, de matemática. Existem, sim, diversas possibilidades de trabalho em sala de aula.
Para que o aluno aprenda matemática com significado, é importante que ele estabeleça conexões entre os diferentes temas matemáticos e também entre estes e as demais áreas do conhecimento e as situações do cotidiano.
Com esse propósito, este trabalho aborda temas relacionados ao ensino de funções que são explorados e problematizados de forma a conduzir a reflexão, contribuindo para o processo de construção do conhecimento.
Esses temas, em geral, podem ser extraídos de livros didáticos, jornais, revistas e outros e ampliados a partir do interesse demonstrado pelo aluno. Assim, este trabalho desenvolve uma proposta de ensino que almeja ser eficaz e atual, tanto em relação ao conteúdo, quanto em relação à abordagem metodológica e as atividades. Uma proposta de ensino que procura contemplar as necessidades reais dos alunos, tendo como pressuposto básico considerar o conhecimento matemático e conhecimento não-matematico de que eles dispõem.
Colocando o aluno caminhar num processo constante de elaboração e reelaboração de conceitos, descoberta e redescoberta de conhecimentos matemáticos. Foi aplicado testes para mensurar as dificuldades no entendimento do ensino de funções, foi feita a aplicação de uma proposta de ensino em funções e em seguida foi aplicada novos testes. Concluímos e acreditamos que esta proposta aplicada tornará o aprendizado do ensino de funções mais interessante, necessário e acessível a uma matemática voltado ao exercício do conhecimento e cidadania de nossos alunos.