Ensino de funções
Por: Rodrigo P.
25 de Janeiro de 2019

Ensino de funções

A relação entre as grandezas

Matemática Ensino Fundamental Ensino Médio Reforço Escolar ENEM Álgebra Concursos Geometria Funções Ensino Superior Trigonometria Resolução de problemas Técnico Números Geral

De modo geral, os conceitos matemáticos são abordados por meio de situações-problemas que envolvem temas do cotidiano. Elas propiciam a reflexão e a discussão sobre o conceito em questão. As resoluções desses problemas constituem o ponto de partida para a construção de conceitos.

Este trabalho foi escrito com o objetivo de propor uma auxilio no dia-a-dia do aluno contribuindo com uma proposta que poderá complementar a sua pratica de estudo. Sabemos que não existe uma metodologia identificada como a melhor para o ensino de qualquer disciplina e, em particular, de matemática. Existem, sim, diversas possibilidades de trabalho em sala de aula.

Para que o aluno aprenda matemática com significado, é importante que ele estabeleça conexões entre os diferentes temas matemáticos e também entre estes e as demais áreas do conhecimento e as situações do cotidiano.

Com esse propósito, este trabalho aborda temas relacionados ao ensino de funções que são explorados e problematizados de forma a conduzir a reflexão, contribuindo para o processo de construção do conhecimento.

Esses temas, em geral, podem ser extraídos de livros didáticos, jornais, revistas e outros e ampliados a partir do interesse demonstrado pelo aluno. Assim, este trabalho desenvolve uma proposta de ensino que almeja ser eficaz e atual, tanto em relação ao conteúdo, quanto em relação à abordagem metodológica e as atividades. Uma proposta de ensino que procura contemplar as necessidades reais dos alunos, tendo como pressuposto básico considerar o conhecimento matemático e conhecimento não-matematico de que eles dispõem.

Colocando o aluno caminhar num processo constante de elaboração e reelaboração de conceitos, descoberta e redescoberta de conhecimentos matemáticos. Foi aplicado testes para mensurar as dificuldades no entendimento do ensino de funções, foi feita a aplicação de uma proposta de ensino em funções e em seguida foi aplicada novos testes. Concluímos e acreditamos que esta proposta aplicada tornará o aprendizado do ensino de funções mais interessante, necessário e acessível a uma matemática voltado ao exercício do conhecimento e cidadania de nossos alunos.

R$ 80 / h
Rodrigo P.
Goiânia / GO
Rodrigo P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Álgebra Matemática para o ITA Matemática para Pré-Vestibular
Ensino Médio: aluno (Appai)
Estude matemática, física, química e todas as matérias através da rede de professores. Somos uma equipe de professores.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil