Pesquisando sobre a resolução de problemas
em 26 de Janeiro de 2019
No que se seguem alguns depoimentos de alunos sobre a aplicação da proposta de ensino:
Estudante 1: “ Eu gostei muito dessa proposta de ensino para funções pois me ajudou a entender melhor na prática o entendimento sobre funções”
Estudante 2: “ Achei muito valido a proposta de ensino de funções pois me proporcionou aprender funções com outra visão”
Estudante 3: “ Muito interessante a proposta de ensino...”
Estudante 4: “ Sempre tive dificuldade em entender a relação de uma variável com a outra de concreta, com essa proposta ouve alguns esclarecimentos melhores a meu ver “
Estudante 5: “ Na relação de igualdade entre dois termos de uma equação, onde uma cresce e a outra decresce ou vice versa é necessário bons exemplos para um entendimento claro e nessa proposta pode ver isso...”
Estudante 6: “ Mais de 50% dos alunos participantes da pesquisa, antes da intervenção com essa proposta de ensino de funções, tiraram nota abaixo de 5. Depois da intervenção, a nova aplicação e a inversão dos resultados, com mais de 50% dos alunos acima de 5. Mostrou pra mim que valeu apena a proposta...”
Professor Supervisor: “ Estamos precisando de boas propostas como essa para motivar nossos alunos a estudar funções...”
As experiências vivenciadas no com a aplicação da proposta de ensino foi muito gratificante, pois proporcionou um crescimento profissional e um entendimento continuo das dificuldades e deficiências do ensino publico de nível médio. Podemos ver na pratica como os alunos expõem suas dificuldades do entendimento de diversos conteúdos envolvendo o estudo de funções, fomos muito felizes na aplicação do projeto de pesquisa, pois o mesmo nos proporcionou explicitar de forma numérica que mais de 50% dos alunos que fizeram o teste antes da intervenção apresentaram media inferior a 5 daí então fizemos a intervenção conforme método de ensino no trabalho. Então tivemos melhores resultados após a intervenção, pois mais de 50% dos alunos tiraram notas acima de 5 ao responder o questionário em anexo.
Nos depoimentos acima 6 (seis) estudantes mostram que existiu uma aprovação no método de ensino, os alunos ficaram satisfeitos com a mudança. Ate mesmo o professor supervisor do projeto manifestou concordância com o método acima conforme depoimento. Procuramos de forma pratica em nossa intervenção com o método de ensino em verificar as habilidades dos estudantes sobre o aprendizado de funções de forma mais especifica como: a questão geométrica da função, a funcionalidade da função que demonstra a relação de uma grandeza matemática com outra e a questão algébrica, usando exemplos do cotidiano.