Uma pesquisa sobre ensino
Por: Rodrigo P.
26 de Janeiro de 2019

Uma pesquisa sobre ensino

proposta de aprendizagem

Matemática Ensino Médio

No que se seguem alguns depoimentos de alunos sobre a aplicação da proposta de ensino:

Estudante 1: “ Eu gostei muito dessa proposta de ensino para funções pois me ajudou a entender melhor na prática o entendimento sobre funções”

Estudante 2: “ Achei muito valido a proposta de ensino de funções pois me proporcionou aprender funções com outra visão”

Estudante 3: “ Muito interessante a proposta de ensino...”

Estudante 4: “ Sempre tive dificuldade em entender a relação de uma variável com a outra de concreta, com essa proposta ouve alguns esclarecimentos melhores a meu ver “

Estudante 5: “ Na relação de igualdade entre dois termos de uma equação, onde uma cresce e a outra decresce ou vice versa é necessário bons exemplos para um entendimento claro e nessa proposta pode ver isso...”

Estudante 6: “ Mais de 50% dos alunos participantes da pesquisa, antes da intervenção com essa proposta de ensino de funções, tiraram nota abaixo de 5. Depois da intervenção, a nova aplicação e a inversão dos resultados, com mais de 50% dos alunos acima de 5. Mostrou pra mim que valeu apena a proposta...”

Professor Supervisor: “ Estamos precisando de boas propostas como essa para motivar nossos alunos a estudar funções...”

 

As experiências vivenciadas no  com a aplicação da proposta de ensino foi muito gratificante, pois proporcionou um crescimento profissional e um entendimento continuo das dificuldades e deficiências do ensino publico de nível médio. Podemos ver na pratica como os alunos expõem suas dificuldades do entendimento de diversos conteúdos envolvendo o estudo de funções, fomos muito felizes na aplicação do projeto de pesquisa, pois o mesmo nos proporcionou explicitar de forma numérica que mais de 50% dos alunos que fizeram o teste antes da intervenção apresentaram media inferior a 5 daí então fizemos a intervenção conforme método de ensino no trabalho. Então tivemos melhores resultados após a intervenção, pois mais de 50% dos alunos tiraram notas acima de 5 ao responder o questionário em anexo.

Nos depoimentos acima 6 (seis) estudantes mostram que existiu uma aprovação no método de ensino, os alunos ficaram satisfeitos com a mudança. Ate mesmo o professor supervisor do projeto manifestou concordância com o método acima conforme depoimento. Procuramos de forma pratica em nossa intervenção com o método de ensino em verificar as habilidades dos estudantes sobre o aprendizado de funções de forma mais especifica como: a questão geométrica da função, a funcionalidade da função que demonstra a relação de uma grandeza matemática com outra e a questão algébrica, usando exemplos do cotidiano.

 

 

R$ 80 / h
Rodrigo P.
Goiânia / GO
Rodrigo P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Resolução de Problemas de Matemática Matemática para Ensino Superior Matemática Básica
Ensino Médio: aluno (Appai)
Estude matemática, física, química e todas as matérias através da rede de professores. Somos uma equipe de professores.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil