Uma pesquisa sobre ensino

proposta de aprendizagem

Matemática Ensino Médio
Uma pesquisa sobre ensino
Rodrigo J.
em 26 de Janeiro de 2019

No que se seguem alguns depoimentos de alunos sobre a aplicação da proposta de ensino:

Estudante 1: “ Eu gostei muito dessa proposta de ensino para funções pois me ajudou a entender melhor na prática o entendimento sobre funções”

Estudante 2: “ Achei muito valido a proposta de ensino de funções pois me proporcionou aprender funções com outra visão”

Estudante 3: “ Muito interessante a proposta de ensino...”

Estudante 4: “ Sempre tive dificuldade em entender a relação de uma variável com a outra de concreta, com essa proposta ouve alguns esclarecimentos melhores a meu ver “

Estudante 5: “ Na relação de igualdade entre dois termos de uma equação, onde uma cresce e a outra decresce ou vice versa é necessário bons exemplos para um entendimento claro e nessa proposta pode ver isso...”

Estudante 6: “ Mais de 50% dos alunos participantes da pesquisa, antes da intervenção com essa proposta de ensino de funções, tiraram nota abaixo de 5. Depois da intervenção, a nova aplicação e a inversão dos resultados, com mais de 50% dos alunos acima de 5. Mostrou pra mim que valeu apena a proposta...”

Professor Supervisor: “ Estamos precisando de boas propostas como essa para motivar nossos alunos a estudar funções...”

 

As experiências vivenciadas no  com a aplicação da proposta de ensino foi muito gratificante, pois proporcionou um crescimento profissional e um entendimento continuo das dificuldades e deficiências do ensino publico de nível médio. Podemos ver na pratica como os alunos expõem suas dificuldades do entendimento de diversos conteúdos envolvendo o estudo de funções, fomos muito felizes na aplicação do projeto de pesquisa, pois o mesmo nos proporcionou explicitar de forma numérica que mais de 50% dos alunos que fizeram o teste antes da intervenção apresentaram media inferior a 5 daí então fizemos a intervenção conforme método de ensino no trabalho. Então tivemos melhores resultados após a intervenção, pois mais de 50% dos alunos tiraram notas acima de 5 ao responder o questionário em anexo.

Nos depoimentos acima 6 (seis) estudantes mostram que existiu uma aprovação no método de ensino, os alunos ficaram satisfeitos com a mudança. Ate mesmo o professor supervisor do projeto manifestou concordância com o método acima conforme depoimento. Procuramos de forma pratica em nossa intervenção com o método de ensino em verificar as habilidades dos estudantes sobre o aprendizado de funções de forma mais especifica como: a questão geométrica da função, a funcionalidade da função que demonstra a relação de uma grandeza matemática com outra e a questão algébrica, usando exemplos do cotidiano.

 

 

Goiânia / GO
Especialização: Física licenciatura (Universidade Federal de Goiás)
Pré-Militar Matemática para USP Matemática Profissional Reforço Escolar de Matemática Estatística Números Matemática para Pré-Vestibular
Aulas particulares de matemática, física e química para concursos, vestibulares e Enem. Todas as matérias pela rede de professores, nível fundamental, médio e superior. Tenho mais de 15 anos de experiencia em atendimentos com aulas particulares, sou formado na principal universidade de goias UFG ( U ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 80 / aula
Conversar Whatsapp do professor Rodrigo J. Whatsapp do professor Rodrigo J. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 5 h e 56 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil