Vantagens do ensino particular
Por: Rodrigo P.
26 de Janeiro de 2019

Vantagens do ensino particular

Aulas personalizadas contribuem para o desempenho do estudante e aumenta capacidade cognitiva

Física Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-Vestibular ENEM Mecânica Reforço escolar Ensino Superior Termodinâmica Física básica Eletricidade Cinemática Ondas Física I Concursos

Mais que um reforço escolar, as aulas particulares durante o ensino fundamental, médio e superior asseguram melhor capacidade cognitiva, inteligência emocional e incentivo ao desenvolvimento do potencial máximo do estudante. Por meio de instrução personalizada, o aluno dialoga com o professor de modo a encontrar caminhos para solucionar dificuldades e meios de potencializar aptidões.

Os 10 anos de experiência com atendimento em aulas particulares fizeram com que o professor pós-graduado em Física pela Universidade Federal de Goiás(UFG), Rodrigo José Pereira, entendesse que esse método pedagógico permite que o conteúdo seja exposto de forma lúdica, promovendo melhor compreensão. “A inteligência é algo que se aprende e existem múltiplas inteligências que podem ser desenvolvidas”.

Em razão da matriz curricular dos ensinos fundamental e médio ser fechada e exigir estudo de biológicas, humanas e exatas, é comum os discentes desenvolverem preferência ou aversão por algumas dessas três grandes áreas do conhecimento. Porém, como aconselha o docente, aulas experimentais com professor particular podem auxiliar a desmistificar essa visão negativa, especialmente das disciplinas exatas.

Dentre as abordagens didáticas, o professor cita experimentos de química, geometria e até mesmo inserção de jogos de tabuleiro, como o xadrez. “O aprendizado pode ser melhorado por meio de técnicas e  métodos de ensino e aprendizado. Temos como exemplo o audiovisual, que consiste em assistir algo contextualizando com o conteúdo e a transcendência que compara o que o aluno está estudando com a realidade em que ele vive”. O diferencial proporcionado pelo ensino particular se fundamenta, principalmente, na relação docente-discente. Por ser um contato mais próximo, a probabilidade do estudante expor sua visão, dificuldades e dúvidas a respeito do conteúdo é maior, de modo que se proporciona a abertura de um diálogo. Assim, a partir da compreensão das fraquezas e potencialidades do aluno, o professor prepara a exposição de conteúdos e exercícios de forma personalizada, circunstanciando melhor compreensão da matéria.

Por meio da abordagem individualizada, as habilidades cognitivas são trabalhadas e, na medida em que o discente compreende o conteúdo apresentado pelo professor, cresce a autoconfiança, considerada alicerce da inteligência emocional. De acordo com o professor, o aluno que possui um docente capacitado terá mais confiança e saberá reagir frente aos problemas de física, química e matemática com segurança emocional, pois a habilidade foi trabalhada. A comodidade pedagógica oferecida pelas aulas em domicílio também é outra vantagem. “O aluno compartilhará conhecimento com o professor em sua própria casa e terá o docente a sua disposição para atendê-lo sob medida no que for necessário. E se gostar do jeito que o professor ensina, vai se beneficiar infinitamente”. No conforto do lar, professor e aluno ainda aproveitam os recursos de conteúdo pedagógico para estimular as capacidades cognitivas. Para finalizar, o professor Rodrigo deixa uma mensagem do físico alemão Albert Einstein para reflexão. “A felicidade não se resume na ausência de problemas, mas sim na sua capacidadede lidar com eles”.

R$ 80 / h
Rodrigo P.
Goiânia / GO
Rodrigo P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Eletricidade Física para Ensino Fundamental Física para Concursos
Ensino Médio: aluno (Appai)
Estude matemática, física, química e todas as matérias através da rede de professores. Somos uma equipe de professores.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil