Tipos de ensino
Rodrigo J.
em 25 de Janeiro de 2019

Tradicionalmente, o ensino de Matemática tem-se mostrado mais voltado à informação, priorizando conteúdos extensos, com temas tratados de forma isolada, distanciados da experiência cotidiana e das demais disciplinas.

O quadro que se desenha é bastante conhecido: o professor, mediante aulas expositivas, apresenta definições, introduz conceitos e demonstra propriedades; para tanto, utiliza exemplos muitas vezes afastados da realidade do estudante, e com uma linguagem de difícil compreensão. Ao aluno compete resolver exercícios repetitivos, mecanizar processos e memorizar fórmulas que em breve serão esquecidas.

Apesar de os conteúdos serem apresentados de forma completa e aprofundados, não ocorre uma aprendizagem significativa. O aluno sozinho não é capaz de estabelecer as varias relações entre os conceitos para construir as pontes de ligação entre o conhecimento matemático e a vida pratica. Daí o desinteresse e o sentido da incapacidade que levam ao freqüente fracasso dos estudantes nesta disciplina.

Foi apresentada neste trabalho uma proposta de ensino para funções, organizados com inicio meio e fim privilegiando o projeto pedagógico que se desenvolve com um maior senso critico do cotidiano. Os conteúdos escolhidos se associam a assuntos que apresentam maior riqueza no que se refere a aplicações praticas, aproveitando sempre as relações entre conteúdos e contexto para dar significado ao que foi aprendido. A linguagem é simples e correta, sem formalismos excessivos. E embora o enfoque e a abordagem dos temas procurem fugir do tradicional, isso não implica a simplificação ou banalização, mas a adequação à realidade do aluno e aos propósitos interdisciplinares.

A forma de apresentação e desenvolvimento dos temas da proposta de ensino visa o entrelaçamento dos conteúdos, usando a matemática como uma linguagem e ferramenta para resolver problemas diversos sobre funções, assim como base importante também para o progresso cientifico, tecnológicas e sociais do aluno.

O processo de ensino-aprendizagem busca uma mudança cognitiva e comportamental. Uma vez que a avaliação desse processo é complexa e nem sempre imediata, necessitamos de instrumentos que verifiquem em que medida e como acontecem as mudanças.

A escola tem assumido a responsabilidade de preparar nossos jovens para o melhor desempenho em uma sociedade contraditória e desigual, em que os pontos de partida e de chegada nem sempre são os mesmos para todos. Nos diversos momentos de avaliação, a escola deve considerar esse fato e deve estar pronta para percorrer um longo caminho, sempre observando as grandes competências definidas como base curricular comum pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

A proposta de trabalho é de criar também formas alternativas associadas à experiência individual de cada aluno processualmente essa forma de avaliação reiterada pode ser realizada por meio da aplicação das atividades propostas pelo professor. É fundamental que a motivação do aluno para a realização das atividades seja atentamente observada. Esse aspecto talvez seja mais importante do que o produto final obtido. A necessidade e o prazer de aprender superam obstáculos e modificam os modos de agir, ver e sentir o mundo, muito além dos muros escolares.

 

 

 

Goiânia / GO
Especialização: Física licenciatura (Universidade Federal de Goiás)
Pré-Militar Matemática para USP Matemática Profissional Reforço Escolar de Matemática Estatística Números Matemática para Pré-Vestibular
Aulas particulares de matemática, física e química para concursos, vestibulares e Enem. Todas as matérias pela rede de professores, nível fundamental, médio e superior. Tenho mais de 15 anos de experiencia em atendimentos com aulas particulares, sou formado na principal universidade de goias UFG ( U ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 80 / aula
Conversar Whatsapp do professor Rodrigo J. Whatsapp do professor Rodrigo J. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 3 h e 6 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil