
EXISTE BALANÇA PARA PESAR ÁTOMOS ?

em 02 de Junho de 2018
Usualmente, quando dizemos “álcool”, estamos nos referindo ao álcool etílico, ou etanol, CH3CH2OH. Ele se forma pela fermentação de grãos e frutos, um processo no qual açúcares são quimicamente convertidos em álcool etílico e dióxido de carbono (com a ajuda de enzimas).
C6H12O6 => 2CH3CH2OH + 2CO2
O etanol é o único álcool relativamente “seguro” para se beber, embora seja também considerado tóxico. Todos os uisques, vinhos e cervejas contêm álcool etílico.
Sendo um bom solvente, o álcool etílico é usado para fazer preparações conhecidas como “tinturas”.
Misturado na água para formar uma solução a 50% - 70%, ele é usado como desinfetante e anti-séptico.
O álcool metílico ou metanol, também conhecido como álcool de madeira, é venenoso. A ingestão de pequenas quantidades pode causar cegueira paralisia e morte. Seus vapores são também nocivos.
O álcool isopropílico (propan-2-ol) é o “álcool para fricção” em banhos de esponja. Ele age como adstringente, fazendo com que o tecido se contraia, endurecendo a pele e limitando as secreções. Sua evaporação causa abaixamento da temperatura da pele.
A uma concentração de 70%, ele é usado como antiséptico e desinfetante da pele. O álcool isopropílico é tóxico e não pode ser usado internamente.
O etilenoglicol (etano-1,2-diol). Os números no nome indicam as posições dos dois grupos hidroxilas.
HO-CH2-CH2-OH
Misturado com água, este diol serve como anticongelante e agente refrigerante para todas as estações do ano em radiadores de automóveis.
Baixando o ponto de congelamento e aumentando o ponto de ebulição da água, ele aumenta a capacidade do sistema de resfriamento do carro.
Glicerina (propan-1,2,3-triol) ou glicerol apresenta a seguinte fórmula estrutural:
OH OH OH
| | |
CH2 - CH - CH2
O glicerol é um líquido incolor viscoso (xaroposo), não tóxico e higroscópico (absorve água). É usado como agente amaciante em loções para a pele e membranas mucosas. Faz parte da estrutura molecular das gorduras e óleos do seu corpo.