EXISTE BALANÇA PARA PESAR ÁTOMOS ?

Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Geral ENEM Bases Química Inorgânica Química Orgânica Cálculo Estequiométrico Reforço escolar

ENEM, massa atômica, mol, cálculos químicos.

Não existe qualquer processo pelo qual se possam pesar massas atômicas em uma balança. O que se pode fazer é achar a massa de um elemento que reagirá com uma determinada massa de um segundo elemento; a partir desses dados experimentais, os cálculos e a teoria levam à relação existente entre a massa de um átomo e a de um segundo átomo com o qual o primeiro pode reagir quimicamente.

Escala de Massas Atômicas

As comparações entre as massas de vários elementos químicos que rea-gem entre si oferecenos ainda outra possibilidade. Os cientistas acharam conveniente escolher a massa de um dos elementos como padrão de comparação para a massa atômica dos outros elementos.

Em épocas diferentes, hidrogênio, oxigênio e carbono foram propostos como padrão.

Da mesma maneira que na escala decimal de massa, é necessário decidir duas coisas para estabelecer a escala de massas atômicas:

1. Escolher a substância padrão.

Encontre o professor particular perfeito

2. Especificar a grandeza da unidade na escala de massas relativas. 

Em 1883, Lothar Meyer e Karl Senbert, após uma avaliação crítica, escolheram o hidrogênio como base para a esca-la de massas atômicas, tendo o valor de 1u (unidade de massa atômica).

Nessa mesma época, Wilhelm Ostwald escolheu o oxigênio como padrão, tendo o valor de 16u.

Em 1961, por convenção internacional, o padrão de massas atômicas foi mudado do átomo de oxigênio para o de carbono.

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Por exemplo: através da eletrólise da água, concluímos que a relação em massa de hidrogênio para o oxigênio é de 1:8 e em volume é de 2:1.

Segundo a hipótese de Avogadro, nas mesmas condições de temperatura e pressão, volumes iguais de quaisquer gases devem conter o mesmo número de moléculas.

A relação entre a massa do hidrogênio e do oxigênio é igual a: 1/8 vezes ½ ou seja 1/16

A massa do hidrogênio foi considerada igual a 1,00 e a do oxigênio igual a 16,00.

Hoje a undade mais usada é o MOL que corresponde a 6,02 x 1023 unidades, no caso dos elementos esta unidade é o átomo e as massas dos elementos são dadas em gramas.

A massa do hidrogênio foi considerada igual a 1,00grama/mol e a do oxigênio igual a 16,00grama/mol.

Artigos similares

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo