ESQUENTOU EU GRITO !
em 01 de Maio de 2018
Não existe qualquer processo pelo qual se possam pesar massas atômicas em uma balança. O que se pode fazer é achar a massa de um elemento que reagirá com uma determinada massa de um segundo elemento; a partir desses dados experimentais, os cálculos e a teoria levam à relação existente entre a massa de um átomo e a de um segundo átomo com o qual o primeiro pode reagir quimicamente.
Escala de Massas Atômicas
As comparações entre as massas de vários elementos químicos que rea-gem entre si oferecenos ainda outra possibilidade. Os cientistas acharam conveniente escolher a massa de um dos elementos como padrão de comparação para a massa atômica dos outros elementos.
Em épocas diferentes, hidrogênio, oxigênio e carbono foram propostos como padrão.
Da mesma maneira que na escala decimal de massa, é necessário decidir duas coisas para estabelecer a escala de massas atômicas:
1. Escolher a substância padrão.
2. Especificar a grandeza da unidade na escala de massas relativas.
Em 1883, Lothar Meyer e Karl Senbert, após uma avaliação crítica, escolheram o hidrogênio como base para a esca-la de massas atômicas, tendo o valor de 1u (unidade de massa atômica).
Nessa mesma época, Wilhelm Ostwald escolheu o oxigênio como padrão, tendo o valor de 16u.
Em 1961, por convenção internacional, o padrão de massas atômicas foi mudado do átomo de oxigênio para o de carbono.
Por exemplo: através da eletrólise da água, concluímos que a relação em massa de hidrogênio para o oxigênio é de 1:8 e em volume é de 2:1.
Segundo a hipótese de Avogadro, nas mesmas condições de temperatura e pressão, volumes iguais de quaisquer gases devem conter o mesmo número de moléculas.
A relação entre a massa do hidrogênio e do oxigênio é igual a: 1/8 vezes ½ ou seja 1/16
A massa do hidrogênio foi considerada igual a 1,00 e a do oxigênio igual a 16,00.
Hoje a undade mais usada é o MOL que corresponde a 6,02 x 1023 unidades, no caso dos elementos esta unidade é o átomo e as massas dos elementos são dadas em gramas.
A massa do hidrogênio foi considerada igual a 1,00grama/mol e a do oxigênio igual a 16,00grama/mol.