ISOMERIA ÓTICA
Rogério Rossetti
em 12 de Abril de 2018

No início do século XIX, o mineralogista francês René Hauy observou a existência de dois tipos de cristais de quartzo , que se diferiam apenas na posição de duas faces. Estes cristais eram imagens especulares um do outro e não eram superponíveis.
Eles foram denominados enantiomorfos (do grego: enantio = opostos + morfo = forma).

Posteriormente a esta descoberta, foram observados na natureza vários objetos e organismos cujas imagens especulares não são superponíveis.

Diz-se que esses objetos e organismos possuem quiralidade. Alguns exemplos interessantes sobre a manifestação de quiralidade na natureza.

A espécie trepadeira Covolvulus arvensis enrosca-se para a direita; já a Lonicera sempervirens enrosca-se para a esquerda.

A bactéria Bacillus subtilis forma colônias em forma de espirais que se enroscam para a direita, as quais, quando aquecidas, passam a se enroscar para a esquerda.

O caracol Liguus virgineus normalmente apresenta um formato de espiral que se enrosca para a direita, mas existem alguns mutantes que se enroscam para a esquerda.

ASSIMETRIA MOLECULAR

Louis Pasteur observou que dois tipos de cristais do ácido tartárico eram depositados em barris de vinho durante a fermentação. A solução aquosa de um desses cristais, quando analisada em um polarimetro, desviava o plano da luz polarizada para a direita (composto dextrógiro). Já a solução aquosa dos outros cristais não apresentavam nenhum efeito sobre o plano de propagação da luz polarizada, sendo portanto opticamente inativa. Esses cristais opticamente inativos foram então dissolvidos em água e recristalizados na forma do sal de amônio e sódio. Dois novos tipos de cristais foram formados, os quais, utilizando uma lupa e uma pinça, Pasteur conseguiu separar em dois grupos distintos. Pasteur observou que os dois tipos de cristais eram imagens especulares um do outro e que uma solução de cada um deles era opticamente ativa.

Ou seja, um composto desviava o plano da luz polarizada para a direita e o outro para a esquerda.

Essa mistura equimolecular opticamente inativa, formada a partir de compostos opticamente ativos, é denominada mistura racêmica.

Apesar de muito parecidas, as substâncias quirais podem apresentar várias propriedades, como cheiro e sabor, além de diversas propriedades biológicas, completamente diferentes.

Devido a essas diferenças em propriedades biológicas apresentadas pelos vários isômeros ópticos e, principalmente, pela tragédia da talidomida, as indústrias agroquímicas e farmacêuticas têm concentrado esforços para produzir compostos opticamente puros, ou seja, na forma de apenas um dos enantiômeros, antes comercializados na forma racêmica.

Desse modo, o reconhecimento da distribuição espacial dos átomos em uma molécula é tão importante quanto a seqüência em que estes se encontram ligados.

Outros exemplos: o organismo humano somente digere açúcar na forma dextrógira (forma encontrada na natureza).

Anfetamina usada como antidepressor, na forma dextrógira (dexedrina) é cerca de duas vezes mais eficaz que a anfetamina racêmica ( benzedrina).

A morfina levógira, um anestésico, é capaz de aliviar a dor, a dextrógira não.

A forma levógira da Talidomida provoca mutações genéticas, enquanto que a dextrógira não causa mal nenhum.

Hoje sabemos que uma substância possui atividade óptica quando formada por moléculas assimétricas, que não possuem plano, eixo ou centro de simetria.

Porto Alegre / RS
Graduação: Engenharia Química (PUCRS)
Olá, eu sou o Prof. Rogério O texto abaixo foi escrito por minha filha Jordana. Por que escrito por outra pessoa? Porque acredito na união de habilidades, e é isso que quero passar em minhas aulas. Minha filha tem habilidade em escrever textos, eu em dar aulas particulares presenciais ou on line. O aluno por vezes é bom em raciocínio lógico, por vezes é melhor com definições concretas ou sabe lidar muito bem com fórmulas. Eu vou tentar respeitar todas as suas habilidades durante nossa aula. Me ...
Química Orgânica, Química Orgânica, Química Geral, Química para Ensino Médio, Química Inorgânica, Química para Ensino Fundamental, Química para Concursos
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 66 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil