E O ORVALHO VEM CAINDO !
Por: Rogério R.
23 de Abril de 2018

E O ORVALHO VEM CAINDO !

Mudanças de estado físico, ponto de orvalho e umidade relativa (ENEM)

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Química Geral ENEM Básica Inorgânica Técnico Concursos Química Orgânica Cálculo Estequiométrico

Quando o Sol aquece durante o dia, a água dos mares, dos lagos, dos rios e mesmo da terra evapora-se, e as árvores liberam também muito vapor de água para o ar.

Segundo a sua temperatura, o ar pode conter uma certa quantidade de vapor. A quantidade máxima chama-se: vapor saturante ou de saturação.

Em geral existe menos vapor no ar que a quantidade saturante.

A umidade relativa dada em porcentagem é a relação entre a quantidade de água contida no ar e a quantidade máxima correspondente à temperatura.

Estamos confortáveis quando a umidade relativa é da ordem de 50% a 60%. Quando o ar está mais seco, as mucosas respiratórias secam; quando a umidade é grande e está calor a transpiração não se evapora e achamos que o clima é abafado.

Durante o dia a temperatura pode ter subido até 25ºC, com uma umidade de 12 gramas por metro cúbico (g/m3). A temperatura a qual esta quantidade de vapor se torna saturada é 14ºC. A esta temperatura chama-se “o ponto de orvalho”.

Ao anoitecer, podem-se produzir várias situações:

1) A temperatura do ar permanece superior ao ponto de orvalho, mas de alguns objetos perto da terra (ervas, plantas, peças metálicas, etc.) desce, digamos até 10ºC. A esta temperatura, o ar apenas pode guardar 9,5 gramas de água por metro cúbico; havendo desta forma 2,5 gramas por metro cúbico a mais que pousam nas superfícies mais frias encontradas.
No inverno, a água do orvalho gela imediatamente sobre as plantas é a geada branca.

2) A temperatura do ar desce abaixo do ponto de orvalho. Forma-se um manto de nevoeiro perto do solo, sobretudo se não houver vento. Este manto protege a terra de um brusco esfriamento posterior.

Ao contrário da geada branca que apenas é perigosa para as plantas em floração, o gelo pode ter efeitos catastróficos. Forma-se em uma região fria, bruscamente invadida por uma corrente de ar quente e úmida.

R$ 60 / h
Rogério R.
Porto Alegre / RS
Rogério R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química Pré-Vestibular Química Orgânica Química Geral
Graduação: Engenharia Química (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS))
Aprenda comigo química com aulas presenciais, em porto alegre, ou online
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil