ESQUENTOU EU GRITO !
Rogério Rossetti
em 01 de Maio de 2018

Radioatividade é o processo de explosão ou desintegração nuclear pelo qual os núcleos dos átomos emitem partículas alfa, beta ou gama chamadas de radiação.

A radioatividade foi observada pela primeira vez pelo cientista francês Henri Becquerel em 1896 quando acidentalmente colocou um sal de urânio ao lado de um pedaço de filme fotográfico coberto.

Para sua grande surpresa o filme ficou exposto sem que nenhuma luz o tivesse atingido. Becquerel concluiu que o urânio tinha emitido uma forma invisível de energia que expusera o filme. Esta energia era uma forma nuclear de radiação.

Hoje existem detectores de incêndio que possuem dispositivos que disparam um alarme durante os estágios iniciais de um incêndio.

Eles salvam muitas vidas a cada ano detectando incêndios suficientemente cedo para permitir às pessoas escaparem. Um tipo de detector contém uma ínfima quantidade do elemento radioativo amerício-241.

Este elemento se desintegra formando como produto Neptúnio mais radiações alfa.

A radiação resultante, ioniza o ar dentro e ao redor do detector, tornando-o condutor de eletricidade. Uma pequena bateria do detector serve como fonte de eletricidade.

Quando partículas de fumaça entram no detector, elas bloqueiam o fluxo da corrente elétrica. Esta redução da corrente dispara o alarme.
Pelo fato de haver quantidade tão pequena do radioisótopo num detector, há pouco dano por radiação.

Se uma pessoa ficasse a cerca de 25 centímetros do mesmo, 8 horas por dia durante o ano inteiro, receberia somente 0,5 milirem anualmente.

Esta quantidade de radiação é cerca de 1/10 da quantidade que um passageiro de avião recebe em raios cósmicos durante uma viagem de ida e volta entre Porto Alegre e Rio de Janeiro.

( Texto extraído do livro Química para as Ciências da Saúde de David A. Ucko )

Porto Alegre / RS
Graduação: Engenharia Química (PUCRS)
Olá, eu sou o Prof. Rogério O texto abaixo foi escrito por minha filha Jordana. Por que escrito por outra pessoa? Porque acredito na união de habilidades, e é isso que quero passar em minhas aulas. Minha filha tem habilidade em escrever textos, eu em dar aulas particulares presenciais ou on line. O aluno por vezes é bom em raciocínio lógico, por vezes é melhor com definições concretas ou sabe lidar muito bem com fórmulas. Eu vou tentar respeitar todas as suas habilidades durante nossa aula. Me ...
Química Orgânica, Química Geral, Química para Ensino Médio, Química para Ensino Fundamental, Química para Concursos, Química Inorgânica, Química Pré-Vestibular
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil