DOIS VIOLENTOS SE TORNAM PACÍFICOS APÓS UNIÃO ESTÁ
Por: Rogério R.
16 de Abril de 2018

DOIS VIOLENTOS SE TORNAM PACÍFICOS APÓS UNIÃO ESTÁ

Conceito de elementos, íons, substâncias puras simples e compostas e tipos de misturas (ENEM)

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Química Geral ENEM Básica Inorgânica Técnico Concursos Química Orgânica Cálculo Estequiométrico

Um composto é uma substância formada por dois ou mais elementos que foram quimicamente unidos. Cada composto químico tem as suas características específicas que são sempre diferentes das propriedades dos elementos que o constituem. O sal de cozinha que usamos todos os dias tem como principal componente o cloreto de sódio, sendo um composto.

Ele é formado por íons de dois elementos. Um deles, o sódio (Na), é tão reativo que pode queimar quem o tocar com a mão molhada.

Tem uma aparência bastante inocente quando é conservado com segurança, mergulhando em querosene. É um metal macio, leve, de cor prateada, porém quando jogado dentro da água explode de maneira violenta.

O outro elemento, o cloro (Cl), tem também uma personalidade terrivelmente violenta. É um gás verde-amarelo, tóxico, mais denso que o ar e que envenenálo-á irremediavelmente se for muito aspirado.

Contudo, quando esses dois elementos citados estão combinados na forma de íons, toda a violência do cloro e do sódio desaparece, e se transformam em um pacífico composto, o sal de cozinha, útil sob centenas de formas e incontestavelmente necessário a dieta humana.

Todas as substâncias puras são formadas por elementos iguais ou diferentes e possuem ponto de fusão e ebulição constante. Quando os elementos forem iguais serão classificadas como substâncias puras simples (metais) e quando os elementos forem diferentes serão classificadas como substâncias puras compostas (água, sal de cozinha).

Ainda há uma terceira classe de substâncias, conhecidas como misturas que podem ser classificadas em comuns, azeotrópicas e eutéticas.

Uma mistura comum tem ponto de fusão e ebulição variável e pode conter dois ou mais elementos (ligas metálicas) ou compostos, ou ambos, mas unidos sem qualquer processo químico. Em uma mistura os elementos e os compostos, ou ambos, são apenas fisicamente ou mecanicamente misturados, como os castelos de areia das crianças.

O petróleo ou óleo cru é uma mistura negra extraída dos poços, sendo formada por sólidos, líquidos e gases.

O leite é uma mistura de gordura, água, caseína, lactose e quantidades menores de minerais e vitaminas.

O ar atmosférico é uma mistura mecânica de oxigênio, nitrogênio, vapor de água, dióxido de carbono e gases nobres.

Misturas azeotrópicas são misturas de líquidos em determinadas proporções cujo ponto de ebulição é único e constante e ponto de fusão é variável, logo não podem ser separadas por destilação fracionada, somente por processos químicos.

Misturas eutéticas são misturas de sólidos em determinadas proporções cujo ponto de fusão é único e constante e ponto de ebulição é variável, logo não podem ser separadas por fusão fracionada, somente por processos químicos.

R$ 60 / h
Rogério R.
Porto Alegre / RS
Rogério R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química para Ensino Fundamental Técnico em Química Química Pré-Vestibular
Graduação: Engenharia Química (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS))
Aprenda comigo química com aulas presenciais, em porto alegre, ou online
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil