Um composto é uma substância formada por dois ou mais elementos que foram quimicamente unidos. Cada composto químico tem as suas características específicas que são sempre diferentes das propriedades dos elementos que o constituem. O sal de cozinha que usamos todos os dias tem como principal componente o cloreto de sódio, sendo um composto.
Ele é formado por íons de dois elementos. Um deles, o sódio (Na), é tão reativo que pode queimar quem o tocar com a mão molhada.
Tem uma aparência bastante inocente quando é conservado com segurança, mergulhando em querosene. É um metal macio, leve, de cor prateada, porém quando jogado dentro da água explode de maneira violenta.
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
O outro elemento, o cloro (Cl), tem também uma personalidade terrivelmente violenta. É um gás verde-amarelo, tóxico, mais denso que o ar e que envenenálo-á irremediavelmente se for muito aspirado.
Contudo, quando esses dois elementos citados estão combinados na forma de íons, toda a violência do cloro e do sódio desaparece, e se transformam em um pacífico composto, o sal de cozinha, útil sob centenas de formas e incontestavelmente necessário a dieta humana.
Todas as substâncias puras são formadas por elementos iguais ou diferentes e possuem ponto de fusão e ebulição constante. Quando os elementos forem iguais serão classificadas como substâncias puras simples (metais) e quando os elementos forem diferentes serão classificadas como substâncias puras compostas (água, sal de cozinha).
Encontre o professor particular perfeito
Ainda há uma terceira classe de substâncias, conhecidas como misturas que podem ser classificadas em comuns, azeotrópicas e eutéticas.
Uma mistura comum tem ponto de fusão e ebulição variável e pode conter dois ou mais elementos (ligas metálicas) ou compostos, ou ambos, mas unidos sem qualquer processo químico. Em uma mistura os elementos e os compostos, ou ambos, são apenas fisicamente ou mecanicamente misturados, como os castelos de areia das crianças.
O petróleo ou óleo cru é uma mistura negra extraída dos poços, sendo formada por sólidos, líquidos e gases.
O leite é uma mistura de gordura, água, caseína, lactose e quantidades menores de minerais e vitaminas.
O ar atmosférico é uma mistura mecânica de oxigênio, nitrogênio, vapor de água, dióxido de carbono e gases nobres.
Misturas azeotrópicas são misturas de líquidos em determinadas proporções cujo ponto de ebulição é único e constante e ponto de fusão é variável, logo não podem ser separadas por destilação fracionada, somente por processos químicos.
Misturas eutéticas são misturas de sólidos em determinadas proporções cujo ponto de fusão é único e constante e ponto de ebulição é variável, logo não podem ser separadas por fusão fracionada, somente por processos químicos.