CONVERSOR CATALÍTICO OU CATALISADOR AUTOMOTIVO
Cinética Química: catalisadores físicos (ENEM)
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O catalisador é o nome popular do conversor catalítico, equipamento instalado no tubo de escape dos veículos a partir de 1992, com a finalidade de reduzir os gases tóxicos provenientes da queima dos combustíveis pelos motores.
O catalisador consiste em uma colméia cerâmica ou metálica, impregnada de metais preciosos( paládio, platina e ródio ), envolvida em uma manta amortecedora, para proteção contra vibrações e choques, e encapsulada em uma carcaça de aço inoxidável.
O catalisador funciona provocando reações termoquímicas pela passagem dos gases provenientes da queima do combustível no motor pela colmeia, onde os metais nobres – que têm propriedades cataliticamente ativas – provocam a conversão dos gases poluentes em gases inofensivos à saúde e ao meio ambiente, como o dióxido de carbono, o nitrogênio e água.
POTÊNCIA DO MOTOR: ao contrário do que muitos pensam, o catalisador não provoca a redução de potência do motor do veículo, pois os automóveis já saem de fábrica projetados para perda zero de potência.
DURABILIDADE: as exigências do
PROCONVE determinam que os componentes envolvidos no controle de emissões, entre eles o catalisador, tenham durabilidade mínima de 80.000 quiilometros ou cinco anos.
ODOR: o catalisador é projetado para funcionar de acordo com as determinações do PROCONVE e com os projetos das fábricas para cada tipo de combustível.
A presença de forte odor nos veículos a gasolina indica que o motor está desregulado ou que o teor de álcool na gasolina está abaixo dos 20%. Este odor é causado pelos altos teores de enxofre na gasolina nacional e apesar dos catalisadores desenvolvidos para os veículos brasileiros conterem substâncias inibidoras deste odor, a sua presença está relacionada com uma mistura ar-combustível muito rica.
Veículos a álcool, com catalisador, não apresentam odor nenhum porque o álcool não contém enxofre, e isto prova que o catalisador não provoca o forte cheiro.
RETIRADA DO CATALISADOR: a remoção do catalisador é um ato ilegal, previsto em lei, pois altera as características do veículo, aumentando a poluição, além de aumentar o consumo de combustível e o desgaste prematuro de partes do motor.
DANOS AO CATALISADOR: algumas atitudes contribuem para danificar os catalisadores, como:
Fazer o veiculo pegar “no tranco”;
Vazamentos de ar no sistema de exaustão antes do catalisador;
Remover o cabo de vela para verificar a passagem de corrente;
Trincas na bóia do carburador;
Vazamentos de combustível pela válvula de agulha do carburador;
Pancadas muito fortes na carcaça do catalisador;
Insistir em dar a partida com o alarme que corta corrente acionado;
Falhas na ignição do motor;
Desligar o motor com o carro em movimento.
A durabilidade do catalisador, que em média é de 80.000 km, pode ser garantida e até aumentada se alguns cuidados forem tomados, como:
Manter sempre o veículo com adequada manutenção, de acordo com as especificações do fabricante.