DATAÇÃO COM CARBONO 14 !
Por: Rogério R.
07 de Abril de 2018

DATAÇÃO COM CARBONO 14 !

Isótopos são elementos iguais com massas diferentes. Os principais isótopos do Carbono são: o Carbono-14, Carbono-13 e o Carbono-12 (ENEM)

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Química Geral ENEM Básica Inorgânica Técnico Concursos Química Orgânica Cálculo Estequiométrico

A datação de peças arqueológicas, fósseis e rochas pode ser feita cientificamente com um isótopo radioativo do Carbono, nesse caso o Carbono 14.

Método do Carbono-14

Por este método, pode-se medir idades de centenas e até dezenas de milhares de anos de materiais orgânicos.

Por outro lado, para se determinar a idade das rochas que têm milhões ou bilhões de anos é empregado o método de Urânio-238 um isótopo do Urânio.

No ar existe uma pequeníssima fração de carbono-14, em forma de gás carbônico. Para cada 1012 partes de carbono-12 há uma de carbono-14. Esses átomos de carbono-14 são produzidos por colisões de raios cósmicos incidentes nas camadas mais externas da atmosfera com o nitrogênio do ar.

O carbono-14 radioativo assim produzido se desintegra e desapareceria por com-pleto, se não houvesse produção contínua na atmosfera.

Os organismos vivos, plantas e animais absorvem o carbono do ar diretamente, por fotossíntese, ou indiretamente por ingestão de plantas ou animais.

O carbono existente nos seres vivos como caules, folhas, tecidos humanos, ossos, etc, contém, portanto, a mesma fração de carbono-12 para carbono-14 existente no ar.

Quando o organismo morre, ele cessa de absorver o carbono do ar. A quantidade de carbono-12 mantém-se constante.

O carbono-14, por sua vez, vai-se desintegrando sem ser substituído. Portanto a fração de carbono-14 no carbono total vai diminuindo, e assim também a radioatividade do material que é medida.

A determinação da fração de carbono-12 para carbono-14 e sua comparação com aquela antes da morte do organismo fornecerá informação quanto à idade da peça.

R$ 60 / h
Rogério R.
Porto Alegre / RS
Rogério R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Cálculo Estequiométrico Química para Concursos Química Orgânica
Graduação: Engenharia Química (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS))
Aprenda comigo química com aulas presenciais, em porto alegre, ou online
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil