DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
Por: Rogério R.
10 de Abril de 2018

DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO

Alotropia, reações químicas, cinética química e catalisador(ENEM)

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Química Geral ENEM Básica Inorgânica Técnico Concursos Química Orgânica Cálculo Estequiométrico

O Ozônio (O3) é uma forma alotrópica de oxigênio, tem cheiro forte, extremamente instável e ocorre em altitudes entre 30 e 50 quilômetros acima da superfície terrestre.

Este gás possui várias utilidades para o ser humano. Na atmosfera, forma uma camada que atua como um escudo que protege a terra da forte radiação ultravioleta contida nos raios solares. Como bactericida, é usado na purificação da água, oxidante para branquear óleos, polpa para papel e desodorizador.

A incidência massiva de radiação ultravioleta provoca o câncer de pele e doença ocular (como catarata), pois é altamente prejudicial ao desenvolvimento celular.

Ocasiona também a morte de pequenas algas dos oceanos que fazem parte do primeiro elo da cadeia alimentar marinha e a alteração climática, arrasando a produção agrícola. Assim a destruição da camada de ozônio agrava o efeito estufa, podendo elevar a temperatura do planeta em até 15oC.

CAMADA DE OZÔNIO

Na alta atmosfera o ozônio (O3) é formado por um processo em duas etapas:

1. Dissociação de uma molécula de gás oxigênio
      luz
O2 ==> 2O

2. Colisão de um átomo de oxigênio com uma molécula de gás oxigênio(O2) formando gás ozônio.

O2 + O ==> O3

O ozônio se decompõe da seguinte maneira:

O3 + O ==> 2O2

Essa reação é lenta, mas pode ser acelerada por vários catalisadores, como átomos de cloro.

Cl. + O3 ==> ClO + O2

ClO + O ==> Cl. + O2

Reação global será:

O3 + O ==> 2O2

Os compostos que tem cloro, flúor e carbono na sua constituição(CFC) são fontes de átomos de cloro. Por exemplo, os compostos CFCl3 e CF2Cl2 são utilizados como gases refrigerantes e propelentes de aerossóis. A uma altura de 30 a 40 Km a radiação ultravioleta decompõe esses compostos fornecendo átomos de cloro.
          luz
CFCl3 ==> CFCl2 + Cl.
           luz
CF2Cl2 ==> CF2Cl. + Cl.

O hidrocarboneto fluorclorado de fórmula ,CFCl3, também chamado “CFC” é o propelente de aerossóis, que ao ser lançado na atmosfera libera cloro atômico quando em contato com radiação ultravioleta, que reage com o ozônio, formando óxido de cloro(ClO) e gás oxigênio(O2).

Esse óxido ácido(ClO) formado reage com oxigênio atômico(O) proveniente do próprio ozônio(O3) formando novamente o cloro atômico(Cl), logo esse cloro atua como catalisador, pois aumenta a velocidade de decomposição da camada de ozônio, sendo recuperado no final da reação, continuando disponível para nova reação.

O “CFC” é liberado na atmosfera pela atividade de sistemas de refrigeração (ar condicionado) domésticos ou industriais, como propelentes em “sprays”, tais como desodorantes e aromatizantes de ambientes, em processos de fabricação de plásticos.

Não podemos esquecer que cloro também é liberado em processos de fabricação de gás cloro (Cl2) e soda cáustica (NaOH) em plantas de produção de celulose e pólos petroquímicos ou mesmo em tanques de armazenagem de gás cloro, como produto químico.

R$ 60 / h
Rogério R.
Porto Alegre / RS
Rogério R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Cálculo Estequiométrico Química para Ensino Fundamental Química Inorgânica
Graduação: Engenharia Química (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS))
Aprenda comigo química com aulas presenciais, em porto alegre, ou online
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil