O SANGUE ASSASSINO
Por: Rogério R.
09 de Março de 2018

O SANGUE ASSASSINO

Equilíbrio Químico no ENEM

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Química Geral ENEM Básica Inorgânica Técnico Concursos Química Orgânica

Se você está vivo agradeça ao pH do seu sangue! Isso mesmo! No caso do ser humano, o pH do sangue deve ficar entre 7,35 e 7,45. Uma alteração de apenas 0,4 unidades pode ser fatal!

Assim, os médicos devem ter na manga uma solução rápida que corrija possíveis variações de pH. E aí, mais uma vez, a química en-tra em campo.

No sangue, há o seguinte equilíbrio químico: CO2(g) + H2O(l)  <=>  H1+(aq) + [HCO3]1-(aq) 

Quando alguém, numa crise de ansiedade ou de histeria, respira de modo ofegante, os pulmões perdem muito gás carbônico.

O equilíbrio, então, é deslocado para a esquerda, consumindo os íons ácidos [H1+] ou [H3O]1+.

Isso pode fazer com que o pH suba a aproximadamente 7,7 em poucos minutos (alcalose sanguínea). Nesses casos, os médicos podem até dar um calmante para que a respiração volte ao normal. Mas, quando nem isso funciona, é necessária uma intervenção radical: injetar uma solução ácida no sangue do paciente.

Mas que ácido seria esse? Sulfúrico? De jeito nenhum, pois poderia matar. O que se usa é uma solução salina de cloreto de amônio (NH4Cl). Mas como um sal pode gerar acidez?

Na água pura, além das moléculas de água, existem os íons hidrônio (H3O)1+, responsáveis pela acidez, e íons hidróxido (OH)1-, responsáveis pela alcalinidade, na mesma concentração.

Ao dissolvermos o cloreto de amônio em água ocorre uma hidrólise salina, representada pela equação:  

NH4Cl(S) + 2H2O(l)  <=> NH4OH(aq) + H1+(aq) + Cl1-(aq)

O íon amônio (NH4)1+ por ser derivado de uma base fraca (NH4OH), captura os íons hidróxido. Assim, acaba havendo uma sobra de cátions hidrogênio [H1+] na solução, que se torna ácida.

E veja que coincidência: é também por causa desse mesmo sal, o cloreto de amônio, que as pilhas comuns duram menos que as alcalinas!

Em ambas, o zinco metálico é o pólo negativo, isto é, o fornecedor dos elétrons que geram a corrente elétrica. Só que o zinco é atacado por soluções ácidas e, na pilha comum, há uma pasta com NH4Cl.

O meio ácido gerado por ele corrói o zinco e faz a pilha render menos. Nas alcalinas o cloreto de amônio é substituído por uma solução alcalina de hidróxido de potássio. O zinco fica livre do ataque ácido e a pilha dura bem mais !

Mas vamos voltar ao tema inicial: pH do sangue. Quando a respiração é deficiente, em casos de pneumonia, asma ou paciente anestesiado, por exemplo, o sangue fica ácido (acidose sanguínea). Pois, nestas condições o nível de ácido carbônico sobe porque gás carbônico suficiente não é exalado e se transforma no ácido ao reagir com a água presente no sangue.

Nesse caso, a solução ministrada ao paciente é a de carbonato de sódio (Na2CO3).  Agora é o íon (CO3)2-, derivado do ácido fraco (H2CO3) que “captura” os cátions hidrogênio [H1+] produzindo uma solução alcalina que combate a acidez.

 Na2CO3(s)+ H2O(l) <=>  Na1+(aq) + [OH]1-(aq) + H2CO3(aq)

R$ 60 / h
Rogério R.
Porto Alegre / RS
Rogério R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Cálculo Estequiométrico Química para Concursos Química Orgânica
Graduação: Engenharia Química (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS))
Aprenda comigo química com aulas presenciais, em porto alegre, ou online
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil