RAIO X E O NÚMERO ATÔMICO
Por: Rogério R.
13 de Março de 2018

RAIO X E O NÚMERO ATÔMICO

Teoria atômica para o Enem

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Química Geral ENEM Básica Inorgânica Técnico Concursos Química Orgânica Cálculo Estequiométrico

Foi Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923) quem descobriu e batizou os Raios X, além de fazer a primeira radiografia da história. Isto ocorreu quando Röntgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes.

Estes raios são produzidos por um tubo no qual os elétrons são liberados, acelerados e induzidos a colidirem com uma substância adequada na qual será produzida a radiação X.

Este tubo é constituído por um ânodo e um cátodo envoltos por um invólucro de vidro no qual é feito vácuo. O cátodo consiste de um filamento de tungstênio que quando aquecido libera elétrons. Se fizermos o ânodo positivo com respeito ao filamento, esses elétrons serão atraídos ao ânodo e constituirão uma corrente de elétrons ao redor do circuito. Os elétrons adquirem altas velocidades, devido ao fato de não colidirem com moléculas de gás na sua trajetória. Ao colidirem com o ânodo formado por tungstênio e rênio, metais de alta dureza, raios X são emitidos.

Para as voltagens utilizadas em radiografias diagnósticas, menos de 1% da energia carregada pelos elétrons é convertida em raios X e mais de 99% aparece em forma de calor e deve ser removida do ânodo.

Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05  ângstrom (5pm) até centenas de angströns (1 nm).

A identificação do número atômico.

Moseley descobriu que as freqüências dos raios-X produzidas pelo tubo dependiam do material usado no ânodo. Assim, cada elemento da tabela periódica produzia o seu próprio espectro de raio X característico.

Analisando as freqüências desses raios X, Moseley descobriu que elas podiam ser relacionadas com a localização dos elementos na tabela periódica. Ele foi capaz de atribuir um número inteiro para representar cada átomo – o número atômico (Z).

Rutherford e suas experiências permitiram a Moseley concluir que este número atômico representava o número de prótons no núcleo.

R$ 60 / h
Rogério R.
Porto Alegre / RS
Rogério R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química Orgânica Química para ENEM Química Básica
Graduação: Engenharia Química (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS))
Aprenda comigo química com aulas presenciais, em porto alegre, ou online
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil