O que é o capitalismo?
Por: Rosa G.
14 de Janeiro de 2023

O que é o capitalismo?

Economia Introdução à Economia Curso superior Ensino superior Concurso Básica Profissional historia da economia Karl Marx pensamento economico sistema economico

 

            O mundo tal qual conhecemos é majoritariamente capitalista, mas você sabe o que é o capitalismo? Através deste post talvez você possa ter uma ideia do que ele é.

            Segundo o economista Robert L. Heilbroner, diz que o capitalismo é uma ação livre, realizada por “homens que tinham em comum entre si apenas o mercado”, com o objetivo de obter lucro, o qual iria se enraizar na natureza humana e se tornar uma base eterna e onipresente, quase um deus.

Outra pessoa que definiu o capitalismo foi Hunt (2012), que disse não existir um consenso entre historiadores econômicos e economistas sobre a definição do que seria o capitalismo, porém ele constrói a dele baseada no “modo de produção” deste, e o define com 4 características:

“[...] produção de mercadorias, orientada para o mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizador, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico.” (HUNT, p.30, 2012).

            Para o tão famoso Karl Marx, capitalismo é uma máquina de autodestruição, a qual o dinheiro impera e escraviza aqueles que o criaram. Ele afirma que o capitalismo cria uma classe social que é responsável por manter a sociedade, porém não usufrui de nada do que produz.

            Em suma, o capitalismo é um sistema econômico que visa o lucro, deixando de lado questões humanistas e priorizando o fluxo econômico de capital gerado por ele.

 

Referências Bibliográficas

HUNT, E.K.; LAUTZENHEISER, Mark, trad. André Arruda Villela, História Do Pensamento Econômico: Uma Perspectiva Crítica, 3ª ed., Campus: Elsevier, 2012.

HEILBRONER, Robert L., trad. Therezinha M. Deutsch, Sylvio Deutsch, A HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO, 6ª ed., São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1996.

R$ 40 / h
Rosa G.
Itapetim / PE
Rosa G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Livre: Curso de Capacitação de Professores Particulares (Profes )
Te ensino de forma didática, divertida e prática! quer tentar?
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil