Fibromialgia: otimizando a compreensão da dor
Por: Sara P.
23 de Fevereiro de 2021

Fibromialgia: otimizando a compreensão da dor

Definição, acompanhamento e cuidado

Fisioterapia Anatomia Fisiologia Humana Bioquímica Patologia Farmacologia Anatomia Musculoesquelética Reabilitação Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva Artigos Científicos Fisioterapia Saude publica SUS Semiologia Medicina esportiva Saúde do atleta

INTRODUÇÃO

A Fibromialgia é uma patologia caracterizada por dor e sensibillidade em diferentes partes do corpo, a pessoa também irá apresentar distúrbios do sono, cansaço excessivo, humor deprimido e ansiedade em nível elevado. (FARIA C.; PINTO F., 2019).

A fim de garantir uma adesão adequada ao tratamento é importante que haja boa relação entre médico e paciente, onde o profissional deve explicar, com calma, que, para haver melhora da sintomatologia o acompanhamento deve ser realizado de forma constante, o vínculo com a equipe de saúde precisa ser satisfatório, dando atenção e buscando entender sua dor, além do apoio familiar e de pessoas próximas. (RAMOS J.; JÚNIOR J., 2019).

OBJETIVO

Estudar os cuidados que devem ser realizados em pacientes com Fibromialgia, ressaltando o bom relacionamento que os profissionais precisa ter com estes portadores, a fim de garantir adesão ao tratamento, além de evidenciar a importância do amparo familiar no percurso da doença.  

MÉTODO

Foi realizada uma revisão literária de análise qualitativa em artigos que abordam o tema, publicados nos últimos cinco anos, nas bases de dados Pebmed, Scielo e Revista Eletrônica Acervo Saúde.

Critérios de exclusão: Pacientes com hipotireoidismo e; Hiperparatireoidismo primário.

Critérios de inclusão: Dores disseminadas; Conduta na fibromialgia e; Sintomatologia cognitiva.

Descritores: Avaliação da dor; Fibromialgia; Qualidade de vida.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Não há causa definidida para Fibromialgia, sendo seu diagnóstico clínico. Baseando-se na avaliação do paciente, identifica-se a permanência de dores disseminadas por um tempo de pelo menos três meses e sintomas adicionais, como insônia, fadiga, problemas de memória entre outros distúrbios de cognição, onde a origem de outras patologias é descartada.

É evidente que, quando o tratamento é realizado de forma correta, ocorre uma redução dos sintomas, melhorando a qualidade de vida do portador da doença.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É necessário que o médico tire dúvidas do paciente e de seus familiares, explique que os sintomas e o grau de dor que o portador está sentindo é verdadeira e que se deve fazer práticas de medidas farmacológicas, (relaxantes musculares, antidepressivos e neuromoduladores)  e não farmacológicas ( atividades físicas não exacerbadas, higienização do sono, consulta com psicológa e terapeuta)  para garantir uma boa qualidade de vida.

REFERÊNCIAS

  1. FARIA C.; PINTO F. Os efeitos do treinamento de força sobre a reabilitação de mulheres adultas com fibromialgia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; Vol.Sup.30: e1212
  2. RAMOS J.; JÚNIOR J. Adherence to fibromyalgia treatment: challenges and impact on the quality of life Brazilian Journal of Pain, 2019; 2(1):81-7
R$ 40 / h
Sara P.
Rio de Janeiro / RJ
Sara P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Livre: Coursera - "Anatomy of the Chest, Abdomen, and Pelvis" - (Yale University, YALE - Estados Unidos)
Médica, que em horários vagos, te auxílio nas atividades teóricas dos ciclos básico, clínico e internato. Correção de redações e tcc.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil