A ABORDAGEM COMUNICATIVA DA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Por: Tamida F.
08 de Abril de 2021

A ABORDAGEM COMUNICATIVA DA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Comunicação sempre tem duas partes, e as duas precisam estar em harmonia para resultar na verdadeira aprendizagem e troca de informações

Inglês Todos os níveis

Precisamos explorar a personalidade de cada indivíduo em sua totalidade, resultando em uma aprendizagem natural e permanente. Sabemos que não podemos enquadrar os alunos no mesmo plano, pois cada um tem sua modalidade de aprendizagem que são: visual: (aprendem por imagens, fórmulas etc.); auditiva: (aprendem por áudio) e cinestésica (aprendem através da interação, do tato, do movimento). Estes estilos são responsáveis pelo processamento e memorização de informações. Portanto quando planejamos nossas aulas, devemos pensar em cada aluno individualmente, para que alcance o objetivo da aula: a acomodação do conhecimento nos alunos. Os educadores precisam preparar uma variedade de estratégias para alcançar todos os alunos da forma mais efetiva possível para tal, precisam ser qualificados. Estratégias referem-se a métodos, modos e técnicas que escolhemos para alcançar um objetivo específico, e isso precisa ser muito bem planejado.

Os princípios da abordagem comunicativa (AC) enfatizam a interação como meio para a aprendizagem significativa. Ela defende que a base da língua é o ato de se comunicar. O objetivo é a competência comunicativa. Para isso, é necessário explorar situações do quotidiano dos alunos, assim perceberão que a gramatica tem utilidade no seu dia-a-dia. Ela não será o objetivo, mas verão que, por meio dela, podem se comunicar em outro idioma. A gramatica passa a ser uma ferramenta para facilitar a comunicação efetiva. Sabemos que a falta de contato direto dos alunos com a língua fora da sala de aula é mínimo ou nenhum, por isso, muitos não veem finalidade no aprendizado da língua. Tendo isso em mente, o professor deve proporcionar ao aluno, a aproximação máxima com a língua, com situações reais do cotidiano deles para que eles percebam a finalidade do aprendizado, pois sabemos que se aprende melhor quando experimentamos ativamente - em outras palavras - aprende-se a comunicar se comunicando. Para isso, o ensino deve ser baseado em funções comunicativas objetivadas em criar uma razão real para o uso do idioma, a fim de construir conexões significativas entre o que acontece fora e dentro da sala de aula.  Nunan (1985 apud BROWN, 2000, p.85) descreve cinco características comuns na abordagem comunicativa:

  1. a) uma ênfase no aprender a comunicar-se através da interação com a língua alvo;
  2. b) a introdução de textos autênticos na situação de aprendizagem;
  3. c) a provisão de oportunidades para os alunos, não somente na linguagem, mas também no processo de sua aprendizagem;
  4. d) uma intensificação das próprias experiências pessoais do aluno como elementos importantes na contribuição para a aprendizagem em sala de aula;
  5. e) uma tentativa de ligar a aprendizagem da linguagem em sala de aula com a ativação da linguagem fora deste ambiente.

Se conseguirmos colocar isso em prática, isso certamente irá aumentar a motivação dos alunos fazendo com que o aprendizado aconteça naturalmente. São vários fatores combinados que resultam nesta comunicação em outro idioma.

R$ 50 / h
Tamida F.
Capão da Canoa / RS
Tamida F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
English Reading Inglês para Todos os Níveis Inglês Intermediário
Curso Livre: Envolvimento da família na educação (HarvardX)
Professora formada em letras inglês com 9 anos de experiência. Professora de francês básico aprendido na frança. Venha aprender comigo!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil