
As Múltiplas Faces das Tarefas Pedagógicas em idiomas

em 24 de Junho de 2025
Precisamos explorar a personalidade de cada indivíduo em sua totalidade, resultando em uma aprendizagem natural e permanente. Sabemos que não podemos enquadrar os alunos no mesmo plano, pois cada um tem sua modalidade de aprendizagem que são: visual: (aprendem por imagens, fórmulas etc.); auditiva: (aprendem por áudio) e cinestésica (aprendem através da interação, do tato, do movimento). Estes estilos são responsáveis pelo processamento e memorização de informações. Portanto quando planejamos nossas aulas, devemos pensar em cada aluno individualmente, para que alcance o objetivo da aula: a acomodação do conhecimento nos alunos. Os educadores precisam preparar uma variedade de estratégias para alcançar todos os alunos da forma mais efetiva possível para tal, precisam ser qualificados. Estratégias referem-se a métodos, modos e técnicas que escolhemos para alcançar um objetivo específico, e isso precisa ser muito bem planejado.
Os princípios da abordagem comunicativa (AC) enfatizam a interação como meio para a aprendizagem significativa. Ela defende que a base da língua é o ato de se comunicar. O objetivo é a competência comunicativa. Para isso, é necessário explorar situações do quotidiano dos alunos, assim perceberão que a gramatica tem utilidade no seu dia-a-dia. Ela não será o objetivo, mas verão que, por meio dela, podem se comunicar em outro idioma. A gramatica passa a ser uma ferramenta para facilitar a comunicação efetiva. Sabemos que a falta de contato direto dos alunos com a língua fora da sala de aula é mínimo ou nenhum, por isso, muitos não veem finalidade no aprendizado da língua. Tendo isso em mente, o professor deve proporcionar ao aluno, a aproximação máxima com a língua, com situações reais do cotidiano deles para que eles percebam a finalidade do aprendizado, pois sabemos que se aprende melhor quando experimentamos ativamente - em outras palavras - aprende-se a comunicar se comunicando. Para isso, o ensino deve ser baseado em funções comunicativas objetivadas em criar uma razão real para o uso do idioma, a fim de construir conexões significativas entre o que acontece fora e dentro da sala de aula. Nunan (1985 apud BROWN, 2000, p.85) descreve cinco características comuns na abordagem comunicativa:
Se conseguirmos colocar isso em prática, isso certamente irá aumentar a motivação dos alunos fazendo com que o aprendizado aconteça naturalmente. São vários fatores combinados que resultam nesta comunicação em outro idioma.