Por que os obesos gastam mais energia na digestão?

Biologia Alimentos Metabolismo Ajuda

Por que os obesos gastam mais energia na digestão de um alimento do que pessoas magras? seria por causa do autofuncionamento do corpo, ex: o obeso tem muita ingestão calórica ao longo prazo, e isso faz com que o metabolismo , na hora da digestão, seja mais rápido por causa de uma "memória" (não tenho outra definição melhor) no processo de digestão, já que o obeso sempre tivera alta ingestão de alimentos que gastam mais energia e menos, como feijão e batata. E por que em  obesos com resistência à insulina acontece isso com mais intensidade (gatam ainda mais ainda energia na digestão do que os obesos sem a resistência à insulina).

quem puder me ajudar , agredeço. ah, se puder citar a referência, ajuda muito. muito obrigado.

Foto de Pedro O.
Pedro perguntou há 9 meses

Professor Adriano L.
Respondeu há 9 meses

Boa tarde, Pedro!

Primeiramente, temos que entender que o processo de digestão e gasto de energia varia de pessoa para pessoa. Cada indivíduo é único e, portanto, não existe uma regra para todos. O que se aplica a um não se aplica a outro.

De modo geral, o gasto durante a digestão vai variar conforme o tipo de alimento, quantidade ingerida e claro, o peso da pessoa. Cada nutriente exige uma quantidade de energia para ser digerido. As proteínas necessitam de mais energia para serem digeridos do que os carboidratos e as gorduras, por exemplo. O tipo de alimento ingerido também interfere nesse gasto. Alimento crus necessitam de maior quantidade de energia para serem digeridos do que alimentos cozidos.

Atualmente tem se associado a obesidade e não obesidade à constituição da microbiota intestinal. Dependendo da composição dessa comunidade de microrganismos, uma pessoa pode ter maior ou menor propensão à obesidade. Esses estudos tem ganhado cada vez mais relevância na comunidade científica.

O link a seguir, trás uma matéria da Super interesante que fala sobre essas questões alimentares. É bem interessante e deve te ajudar.

A verdade sobre as calorias | Super (abril.com.br)

Professora Ylinna G.
Respondeu há 9 meses

O processo de digestão compreende uma série de reações químicas e mecânicas que desintegram os alimentos em nutrientes absorvíveis pelo organismo. Portanto, a eficiência da digestão pode variar conforme o tipo de alimento, características individuais de cada pessoa, bem como fatores como a composição da dieta e o estado de saúde.

A obesidade é uma condição multifatorial, influenciada por fatores genéticos, comportamentais, ambientais e metabólicos. Estudos sugerem que pessoas obesas podem apresentar variações no metabolismo ou na composição da microbiota intestinal, o que pode afetar a eficiência da digestão e, consequentemente, o gasto energético. No entanto, a quantidade de pesquisas nessa área ainda é limitada.

Uma pesquisa científica publicada na revista Science em 2013, intitulada "Gut microbiota from twins discordant for obesity modulate metabolism in mice", concluiu que a composição da microbiota intestinal em indivíduos obesos pode influenciar o metabolismo e contribuir para o desenvolvimento da obesidade.

De fato, encontrar estudos que abordem especificamente a relação entre o gasto energético na digestão de alimentos em obesos e pessoas magras pode ser um desafio, visto que a pesquisa nessa área ainda é limitada. No entanto, existem pesquisas sobre o metabolismo e a microbiota intestinal relacionados à obesidade, que podem fornecer insights relevantes sobre o tema.

E por que em  obesos com resistência à insulina acontece isso com mais intensidade?

algumas teorias sobre esse tema :Disfunção Hormonal;Composição da Microbiota Intestinal;Disfunção da Mitocôndria;Inflamação e Metabolismo.

A pesquisadora Kelley e outros pesquisadores  conduziram um estudo sobre a interação entre o metabolismo de glicose e ácidos graxos livres no músculo esquelético humano. Nessa pesquisa, eles exploraram as alterações metabólicas que ocorrem em indivíduos com resistência à insulina. Os resultados demonstraram que a resistência à insulina está frequentemente associada a modificações no metabolismo de glicose e lipídio

Kelley, D. E., Simoneau, J. A., & Mandarino, L. J. (1993). Interaction between glucose and free fatty acid metabolism in human skeletal muscle. Journal of Clinical Investigation, 92(1), 91-98. doi: 10.1172/JCI116564.

Professor Lucas M.
Respondeu há 8 meses
A relação entre o gasto de energia na digestão e o estado de obesidade é influenciada por vários fatores complexos. Vou tentar esclarecer isso de forma geral: 1. **Metabolismo Basal e Tamanho Corporal:** Em geral, pessoas com mais massa corporal tendem a gastar mais energia durante a digestão, simplesmente porque possuem órgãos maiores que precisam de mais energia para funcionar. No entanto, isso não significa necessariamente que obesos gastam mais energia na digestão do que pessoas magras. 2. **Tipo de Alimento Consumido:** O tipo de alimento que uma pessoa consome desempenha um papel importante no gasto de energia na digestão. Alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis tendem a exigir mais energia para serem digeridos em comparação com alimentos processados e com alto teor de açúcar. 3. **Histórico de Ingestão Calórica:** A ingestão calórica ao longo do tempo pode afetar o metabolismo. Se alguém teve uma alta ingestão calórica por um longo período, seu corpo pode ter se adaptado a gastar mais energia na digestão para lidar com a quantidade de alimentos consumidos. 4. **Resistência à Insulina:** A resistência à insulina é uma condição na qual as células do corpo não respondem adequadamente à insulina, o que pode levar a níveis elevados de glicose no sangue. Em algumas pessoas obesas com resistência à insulina, o metabolismo pode ser afetado de maneira que o gasto de energia na digestão seja mais alto. No entanto, é importante ressaltar que a relação entre obesidade, resistência à insulina e gasto de energia na digestão é uma área complexa de pesquisa, e os resultados podem variar de pessoa para pessoa. Não há uma "memória" no processo de digestão que aumente o gasto de energia simplesmente porque alguém é obeso há muito tempo. O gasto de energia na digestão é influenciado por vários fatores fisiológicos e dietéticos. Para obter informações específicas sobre sua situação, é aconselhável consultar um profissional de saúde ou um nutricionista, pois eles podem fornecer orientações personalizadas com base em sua saúde e histórico alimentar.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!

Biologia Curso Superior Biologia para Ensino Médio Citologia
Felipe C.
Felipe C.
Biologia para ENEM Zoologia Citologia
Graduação: Medicina (UFCAT)
Medicina ufg. Reforço escolar de matemática, biologia, química e física aula de anatomia, bioquimica, farmacologia, fisiologia, patologia, imunologia.