Preservação ambiental, ajuda...

Biologia Ensino Médio

Boa tarde, senhores (a)! preciso elaborar uma intervenção de preservação ambiental, considerando objetivo, metodologia, resultados esperados e impacto da intervenção. Agradeço imensamente quem puder me ajudar no que fazer.

Foto de Emanuel C.
Emanuel perguntou há 3 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Sabrina B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Olá, seria interessante você observar no seu entorno alguma área que poderia ser avaliada quanto aos impactos gerados ou como ela pode ser mais bem aproveitada para a melhoria do bem estar das pessoas à sua volta. Por exemplo, avalie o estado ambiental de algum lugar público da sua cidade ou bairro. Uma praça, por exemplo. Pense em como você poderia instalar um projeto para que ela seja mais arborizada, atraindo espécies de pássaros, por exemplo. Ou o uso de canteiros centrais em avenidas importantes da cidade para o plantio de árvores pequenas.

Acho que para um bom começo, pense nas seguintes etapas:

1. Título
Escreva uma frase que permita identificar o tema do seu projeto e o problema para o qual se pretende buscar a solução.
2. Apresentação
Elaborar uma síntese do projeto. Deve ser escrito apenas no final.

3. Problema
O problema é a questão que se buscará resolver por meio do plano de intervenção (PI).
Um problema deve ser:
a) claro e preciso - todos os conceitos e termos usados em sua enunciação não podem causar ambiguidades ou dúvidas;
b)empírico - ou seja, observável na realidade social do seu contexto de atuação, através de técnicas e métodos apropriados;
c)delimitado;
d)passível de solução - é necessário que haja maneira de produzir uma solução para o problema dentro de critérios metodológicos e de cientificidade.

O problema do PI deve ser passível de intervenção local e estar relacionado tanto ao funcionamento das equipes, quanto de situações observadas na comunidade ou nas informações dos sistemas de informação das unidades de saúde.
Uma pergunta chave para a formulação de um problema é:
Em que intervir?

4. Justificativa
A justificativa é composta pelos fatores que determinaram a escolha do problema a ser resolvido no projeto de intervenção. Uma pergunta chave para a formulação de uma justificativa é:
Porque intervir?
5. Objetivos
Objetivo geral
O Objetivo geral é a indicação daquilo que se pretende alcançar com a intervenção proposta.
Constitui a ação que conduzirá ao tratamento da questão indicada no problema.
Objetivo específico
Os objetivos específicos relacionam - e com o objetivo geral. São quesitos que devem ser atingidos
para que o objetivo geral seja alcançado. Ou seja, somados, os objetivos específicos conduzirão ao
objetivo geral.

Uma pergunta chave para a formulação dos objetivos é:
Para que intervir?
6. Revisão de literatura
Substitua este texto de orientação pela revisão de literatura que embasou o seu PI. A revisão de literatura resume a pesquisa bibliográfica sobre o tema do problema escolhido. A revisão de literatura deve fornecer as bases teóricas necessárias para compreender as questões concernentes ao problema
e a intervenção proposta. Trata-se de um levantamento sobre os conceitos, de diversos autores, que permeiam o tema escolhido. As citações a qualquer documento devem ser feitas de acordo com a norma da ABNT.
7. Metodologia
Conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados para resolver o problema indicado no Projeto de Intervenção. Deve levar em consideração os objetivos a serem alcançados.
Na metodologia os seguintes aspectos poderão ser abordados, mas não necessariamente todos:  caminhos para chegar aos objetivos propostos; tipo de pesquisa; universo da pesquisa; critérios de amostragem; instrumentos e procedimentos de coleta de dados; procedimentos para a tabulação de
dados; procedimentos de interpretação e análise dos dados e informações; estratégias de acesso a fontes de informações. Universo da intervenção: comunidade, equipe de saúde, etc;
Uma pergunta chave para a formulação da metodologia é:
Como intervir?
8. Cronograma
O cronograma detalha o tempo estimado, por etapa, para que a intervenção proposta seja concluída. Expressa a compatibilização das atividades propostas com o tempo previsto para a realização do projeto como um todo. Deve ser formulado na forma de quadro, com identificação das etapas e divisão de tempo por período, de acordo com a extensão do projeto, bem como os  responsáveis pela realização de cada etapa/ação.
Pergunta chave para a construção do cronograma:
Quando intervir?

9. Recursos necessários
Os recursos são o conjunto de todos os elementos necessários à aplicação do projeto de intervenção. Eles podem ser recursos financeiros, recursos humanos, recursos materiais. Os itens básicos, habitualmente descritos, são: material permanente, material de consumo, serviços de terceiros e recursos humanos, além da caracterização das fontes de financiamento, sejam estas internas ou externas.
A pergunta chave para a definição dos recursos:
O que é necessário para intervir?
10. Resultados esperados
A discussão dos resultados está relacionada diretamente aos objetivos indicados do Projeto e deve dialogar com os dados da revisão de literatura.
A pergunta chave para a discussão dos resultados esperados:
O que se espera alcançar com a intervenção?
11. Referências
Lista de todas as referências bibliográficas utilizadas como base teórica para seu PI. As referências bibliográficas identificam todos os documentos utilizados como base para a elaboração do projeto ou citados ao longo do trabalho. Devem ser elaboradas de acordo com a norma da ABNT.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Biologia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 60 / h
Sabrina B.
São Paulo / SP
Sabrina B.
4,8 (5 avaliações)
Tarefas resolvidas 5 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Biologia para Ensino Médio Biologia Curso Superior Biologia - Geral
Especialização: Metodologias para Educação à Distãncia (IFES)
Venha fazer aulas de Biologia, Farmácia-Bioquímica
R$ 80 / h
Cláudio D.
Fortaleza / CE
Cláudio D.
4,9 (83 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 182 horas de aula
Tarefas resolvidas 35 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Biologia para Ensino Médio Biologia - Farmacologia Biologia Curso Superior
Doutorado: Medicina (Hematologia e Oncologia) (Unifesp)
Professor de ciências biológicas (nível médio e superior). Quer aprofundar seus conhecimentos ou entender o que há de mais complicado? Vamos!
R$ 80 / h
Nadja M.
Belo Horizonte / MG
Nadja M.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Biologia para Ensino Médio Biologia Curso Superior Biologia - Geral
Doutorado: Biologia Celular e Estrutural (Universidade Federal de Viçosa (UFV))
Descomplicando a biologia para alunos do ensino fundamental à graduação! aulas online em um ambiente interativo :)