Sobre o neurônio e impulso nervoso.

Biologia Celular

Qual a diferença entre estimulo nervoso e impulso nervoso ? Onde ocorre o processo de produção do impulso nervoso no neurônio é por toda a região do neurônio(na membrana que reveste o corpo celular, axônio e as terminações do axônio)?

Oque é estimulo nervoso, poderiam me detalhar melhor? eu sei que os dentritos captam esse estimulo mas logo depois vira impulso nervoso ?

Foto de Skull K.
Skull perguntou há 3 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
11 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Juliana F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 meses

Um neurônio possui em sua composição os dendritos, corpo celular e axônios. Mas não temos somente um neurônio, temos vários. E para que um estímulo de tato seja captado da nossa pele e levado para regiões do cérebro para sentirmos o toque, é necessário que ocorra a condução desse estímulo até o cérebro.

Mas para tanto, o primeiro neurônio precisa ser estimulado para se comunicar com os demais. Temos no nosso corpo neurônios que são ativados por mudanças de pressão na nossa pele, bem como variações de temperatura e também os que desencadeiam um potencial de ação através da mudança de voltagem do seu citoplasma.

Vamos usar como exemplo para distinção de estímulo e impulso nervoso os neurônios que são ativados por mudança de voltagem no seu interior.

Esses neurônios possuem canais de sódio voltagem dependentes em suas membranas plasmáticas. Quando você dá um estímulo, você pode desencadear a abertura desses canais. Temos vários estímulos. Se ocorre mudança da concentração de sódio no meio, poderá alterar a quantidade de canais de sódio abertos. Temos vários fatores que podem servir de estímulo. Um exemplo é esse, mas também temos estímulos químicos (neurotransmissores).

Quando há um estímulo para abertura de canais de sódio, íons sódio começam a entrar no interior da célula, fazendo com que o seu interior fique mais positivo (lembre-se, que o interior do neurônio é apresenta ddp em torno de -75 mV). A medida que vai entrando íons sódio (que tem carga positiva), o interior da célula vai ficando menos negativo e pode acontecer um potencial de ação. Quando é gerado um potencial de ação, este é conduzido através do neurônio até o final dos axônios. Isso você pode chamar de impulso nervoso. Aí, quando esse impulso chega lá no fim dos axônios, para desencadear um potencial de ação no próximo neurônio, os axônios do neurônio que teve o potencial de ação pode liberar neurotransmissores na fenda sináptica e assim causar um potencial de ação no neurônio subsequente.  Assim ocorre a comunicação entre os neurônios.

Portanto, os estímulos são o que desencadeia o potencial de ação e o impulso nervoso é o potencial de ação gerado no neurônio sendo conduzido através deste.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor João A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 meses

Estímulo nervoso e impulso nervoso são conceitos relacionados ao funcionamento do sistema nervoso, mas referem-se a processos distintos.

  1. Estímulo Nervoso:

    • Definição: Estímulo nervoso é uma alteração no ambiente interno ou externo que excita uma célula nervosa (neurônio) e desencadeia uma resposta.
    • Exemplo: Um toque na pele, uma luz intensa ou um som alto são exemplos de estímulos nervosos.
  2. Impulso Nervoso:

    • Definição: Impulso nervoso é o sinal elétrico transmitido ao longo do neurônio em resposta a um estímulo nervoso. Esse impulso é uma mudança rápida no potencial elétrico da membrana do neurônio.
    • Processo: O impulso nervoso ocorre em uma direção específica ao longo do neurônio, geralmente do corpo celular (ou soma) para o axônio e, em seguida, até as terminações do axônio.

O processo de produção do impulso nervoso envolve as seguintes etapas:

  • Recepção do Estímulo: Os dendritos do neurônio são sensíveis a estímulos. Quando um estímulo atinge os dendritos, ele pode desencadear mudanças no potencial elétrico da membrana.

  • Geração do Potencial de Ação: Se o estímulo atingir um limiar crítico, pode ocorrer a despolarização da membrana, resultando em um potencial de ação. Esse é o impulso nervoso, uma onda de mudança no potencial elétrico que percorre o neurônio.

  • Condução do Impulso: O impulso nervoso percorre o axônio em direção às terminações nervosas. Esse processo é facilitado pela presença de canais iônicos na membrana do neurônio.

  • Transmissão para Outros Neurônios ou Células: Nas terminações do axônio, o impulso nervoso pode desencadear a liberação de neurotransmissores, que são substâncias químicas responsáveis pela transmissão do sinal para neurônios ou células-alvo adjacentes.

A produção do impulso nervoso não ocorre por toda a região do neurônio o tempo todo. Em vez disso, ele segue uma sequência de eventos específica em resposta a um estímulo nervoso. Esse processo é fundamental para a comunicação rápida e eficiente no sistema nervoso.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Kivia B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 meses
A comunicação neuronal acontece através de um estímulo elétrico que se transforma em um estímulo químico. Um neurônio em repouso possui uma membrana polarizada, ou seja, a carga dos ions no meio intracelular é negativa e a carga iônica extracelular é positiva. Quando há um estímulo, acontece uma despolitrizacão dessa membrana e o meio intracelular fica menos negativo. Este estímulo elétrico passa ao longo de todo o axonio e chega ao terminal axonal induzindo a exocitose de vesículas sinapticas contendo neurotransmissores, como acetilcolina, adrenalina e serotonina. Esses neurotransmissores são liberados na fenda sinaptica e se ligam a seus respectivos receptores no neurônio seguinte. Quando estes receptores são ativados, ocorre uma troca iônica gerando novamente uma despolarização da membrana e reiniciando o processo dando continuação ao estimulo. Para que o potencial de ação aconteça, o estímulo tem que ultrapassar um limiar, ou seja, se o estímulo é fraco demais, não acontece a estimulação neuronal.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Rany S.
Respondeu há 3 meses
  1. Estímulo Nervoso:

    • O estímulo nervoso é qualquer alteração no ambiente interno ou externo que desencadeia uma resposta no sistema nervoso.
    • Nos sistemas biológicos, os estímulos podem ser físicos, químicos ou térmicos. Exemplos incluem luz, pressão, temperatura, substâncias químicas, entre outros.
    • O processo começa quando um receptor sensorial (como os dendritos dos neurônios) detecta o estímulo e converte a informação em sinais elétricos.
  2. Impulso Nervoso:

    • O impulso nervoso é um sinal elétrico que percorre os neurônios, transmitindo a informação de uma parte do corpo para outra.
    • O impulso nervoso é gerado quando ocorre uma mudança no potencial de membrana do neurônio, resultante da abertura e fechamento controlado de canais iônicos.
    • Esse sinal elétrico percorre o neurônio, viajando ao longo dos dendritos, corpo celular e axônio até alcançar as terminações nervosas.
  3. Localização da Produção do Impulso Nervoso:

    • A produção do impulso nervoso ocorre principalmente na região do axônio, mais especificamente na região inicial do axônio chamada de "hilo" ou "cone de implantação".
    • Nessa região, há uma alta concentração de canais iônicos que são essenciais para a geração e propagação do impulso nervoso.
    • O corpo celular e os dendritos também desempenham um papel importante na recepção do estímulo inicial, mas é no axônio que ocorre a produção e condução efetiva do impulso nervoso.

Portanto, enquanto os dendritos captam o estímulo nervoso, é na região do axônio que o impulso nervoso é gerado e transmitido ao longo do neurônio. Esse processo é fundamental para a comunicação entre as células nervosas e a transmissão de informações no sistema nervoso.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Julio O.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 meses
A diferença entre estímulo e impulso nervoso estão em compreender o quê cada um faz. Enquanto o estimulo ele age de forma quimica ou elétrica na celula, que pode ser qualquer uma: neurônio, muscular, tecidual, e esta pode ou nao ser oriunda de um neurônio. O impulso nervoso ele é realizado em uma porção específica do neurônios e tão somente do neurônio, que é o prolongamento da célula neuronal chamada de axônio. Geralmente, quando o impulso nervoso é para uma porção muito distante da porção principal do neurônio, ele possui uma estrutura anexada a este prolongamento, composta por lipídeos, para justamente acelerar a sinapse elétrica que é descarregada ali. Esse prolongamento é chamado de axônio, e este anexo composto por lipídeos, é chamado de Bainha de Mielina. E é nas terminações do axônio, chamadas de dentritos, que ocorre a sinapse com a célula alvo

Lista de exercícios, Documentos, Revisão de texto, trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Robin U.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 meses

Um estímulo nervoso é qualquer mudança detectável no ambiente interno ou externo que provoca uma resposta em um neurônio ou em uma célula nervosa. Esse estímulo pode ser de natureza física, química ou mecânica. Por exemplo, luz, som, temperatura, pressão, substâncias químicas, entre outros, podem agir como estímulos nervosos.

O impulso nervoso é uma corrente elétrica que percorre ao longo dos neurônios, permitindo a comunicação entre diferentes partes do sistema nervoso e a transmissão de informações. É essencialmente um sinal elétrico que viaja ao longo do neurônio para transmitir informações de uma célula nervosa para outra.

Agora, quanto à produção do impulso nervoso:

O impulso nervoso é gerado principalmente na região do axônio, especificamente nas regiões conhecidas como "zonas gatilho" ou "zonas de disparo". Essas regiões incluem o segmento inicial do axônio, chamado de "cone de implantação" ou "hillock axonal", e a junção entre o corpo celular e o axônio, conhecida como "axônio inicial". É importante destacar que o impulso nervoso não é gerado em toda a extensão do neurônio, mas sim em locais específicos que são altamente especializados para essa função.

O processo de geração do impulso nervoso começa com a estimulação dos dendritos e do corpo celular do neurônio por meio de sinais químicos ou elétricos provenientes de outros neurônios ou receptores sensoriais. Quando esses estímulos atingem um limiar crítico, desencadeiam uma mudança repentina no potencial elétrico da membrana celular na zona de disparo do axônio. Essa mudança é conhecida como potencial de ação ou impulso nervoso.

O impulso nervoso então se propaga ao longo do axônio em uma direção específica, geralmente do corpo celular em direção às terminações axonais, devido à polaridade do neurônio e à natureza do potencial de ação. Esse processo é mediado por canais iônicos especializados na membrana celular, que permitem o fluxo de íons e a propagação do impulso nervoso de forma eficiente e rápida.

Portanto, enquanto o estímulo nervoso é o evento inicial que desencadeia uma resposta em um neurônio, o impulso nervoso é o sinal elétrico resultante desse estímulo que se propaga ao longo do neurônio para transmitir informações.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor João S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 mês

Suscintamente, o impulso nervoso é a travessia de um sinal elétrico através do sistema nervoso, fazendo seu caminho através de diversos neurônios. Estímulo nervoso é o momento em que o impulso afeta uma célula nervosa específica ou, em outras palavras, o processo no qual este impulso surge em um neurônio específico ou é captado por ele.

Como você deve saber, os neurônios são células especializadas do sistema nervoso, que formam uma rede, através da qual viajam os impulsos nervosos. Os dendritos são as estruturas da célula que captam os impulsos vindos de outros neurônios, enquanto que os axônios transmitem este impulso para outras células. Dessa forma, podemos falar que todo impulso nervoso inicia com um estímulo nervoso inicial, que ocorre nos dendritos de um neurônio específico, mas propaga-se também através de estímulos nervosos subsequentes.

Em uma analogia com o futebol: cada momento da partida inicia com um chute inicial, e a bola segue um curso determinado por cada novo chute dado por um dos atletas. O impulso nervoso seria análogo a toda a trajetória da bola, desde o primeiro chute até ela sair do campo ou entrar no gol. O estímulo nervoso seria análogo a cada um dos chutes que a bola recebe ao longo desta trajetória, inclusive o primeiro.

Você quer acessar um excelente professor agora mesmo?

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat, com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já. Os minutos não utilizados ficam guardados para serem utilizados em outras aulas ou podem ser reembolsados.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Raiane S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 mês

O estímulo nervoso é uma alteração no ambiente interno ou externo que é detectada pelo sistema nervoso. Esses estímulos são captados pelos dendritos do neurônio.

Já o impulso nervoso é uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana. Esse processo ocorre em consequência da despolarização que ocorre ao longo da membrana do neurônio

O processo de produção do impulso nervoso ocorre principalmente no axônio do neurônio Ele começa com a polarização, quando a membrana do neurônio está em repouso e sua superfície interna está com carga negativa. Quando o neurônio recebe um estímulo, ocorre uma mudança transitória do potencial de membrana, conhecida como despolarização. Isso faz com que o interior do axônio passe a ser positivo. Após a passagem do impulso, a membrana sofre repolarização, recuperando seu estado de repouso

 
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Luana F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 mês
  1. Estímulo nervoso: Um estímulo nervoso é qualquer alteração do ambiente interno ou externo que provoca uma resposta em um neurônio ou em uma célula nervosa. Esses estímulos podem ser físicos, químicos ou térmicos, por exemplo. Eles são detectados pelos dendritos dos neurônios, que são as estruturas especializadas em receber sinais nervosos.

  2. Impulso nervoso: Após o estímulo nervoso ser detectado pelos dendritos, ele é convertido em um impulso nervoso. O impulso nervoso é uma onda de atividade elétrica que percorre ao longo do neurônio, permitindo que a informação seja transmitida de uma parte do corpo para outra, ou entre células nervosas. O impulso nervoso é gerado na região do axônio do neurônio, especificamente na região chamada de "botão terminal" ou "terminal axônico". Esta é a parte do neurônio onde as sinapses ocorrem, permitindo a comunicação com outros neurônios ou células.

Portanto, para esclarecer a sua segunda pergunta: o processo de produção do impulso nervoso ocorre principalmente na região do axônio do neurônio, especialmente nas terminações do axônio onde as sinapses ocorrem. É nesta região que a mudança de potencial elétrico ocorre e onde o impulso nervoso é gerado e transmitido.

Então, resumindo, o estímulo nervoso é a alteração que desencadeia a atividade elétrica em um neurônio, enquanto o impulso nervoso é a própria atividade elétrica que é gerada e propagada ao longo do neurônio para transmitir a informação.

 
 
 
 
 
 
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Thales C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 semanas

Claro! Vamos simplificar:

- **Estímulo nervoso:** É como o neurônio percebe algo do ambiente, como um toque quente ou frio, uma luz brilhante, etc. Os dendritos são os "captadores" desses estímulos.

- **Impulso nervoso:** É como o neurônio reage a esse estímulo. Quando um estímulo é forte o suficiente para atingir um limite, ele desencadeia uma resposta elétrica rápida ao longo do neurônio. Isso geralmente acontece na região do axônio, onde os sinais são transmitidos rapidamente para outras células.

Então, o estímulo é o que o neurônio percebe, e o impulso é a resposta elétrica que ele envia para comunicar essa percepção para outras partes do corpo.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Larissa Q.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 semana

Estímulo Nervoso: Um estímulo nervoso é qualquer alteração no ambiente que pode desencadear uma resposta em um neurônio ou em uma célula nervosa. Esse estímulo pode ser de natureza física, química ou térmica. Por exemplo, uma luz brilhante, um toque na pele, uma substância química liberada em um sinapse, ou uma mudança na temperatura podem ser considerados estímulos nervosos. O neurônio detecta esse estímulo através de suas terminações sensoriais, geralmente localizadas nos dendritos.

Impulso Nervoso: O impulso nervoso, também conhecido como potencial de ação, é uma onda de mudança no potencial elétrico ao longo da membrana celular de um neurônio. Ele é gerado quando um estímulo nervoso alcança um limiar crítico de excitação, desencadeando a abertura dos canais iônicos na membrana celular. Essa abertura permite a entrada rápida de íons positivos (principalmente íons de sódio) na célula, gerando uma inversão temporária do potencial elétrico ao longo da membrana, conhecida como despolarização. O impulso nervoso se propaga ao longo do neurônio, viajando do corpo celular, ao longo do axônio e até as terminações do axônio, onde é transmitido para outros neurônios ou células alvo.

Localização da Produção do Impulso Nervoso: O processo de produção do impulso nervoso ocorre principalmente na região do axônio do neurônio. A maioria dos canais iônicos necessários para a geração e propagação do impulso nervoso está localizada na membrana do axônio. No entanto, o estímulo inicial que desencadeia o impulso nervoso pode ser detectado por dendritos ou pela região inicial do axônio, conhecida como cone de implantação ou zona inicial.

Portanto, enquanto o estímulo nervoso é o evento que desencadeia uma resposta em um neurônio, o impulso nervoso é a própria resposta, uma mudança elétrica que se propaga ao longo do neurônio para transmitir informações.

Professores particulares de Biologia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 60 / h
Juliana F.
Ribeirão Preto / SP
Juliana F.
4,9 (23 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 6 horas de aula
Tarefas resolvidas 24 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Biologia Curso Superior
Especialização: Pós-Graduação em Direito Parlamentar e Processo Legislativo (IGEPP)
Professora de direito constitucional e administrativo para concursos. Também possui graduação em farmácia, lecionando nas disciplinas do cur
R$ 80 / h
Cláudio D.
Fortaleza / CE
Cláudio D.
4,9 (82 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 181 horas de aula
Tarefas resolvidas 35 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Biologia para Ensino Fundamental Bioquímica Fisiologia
Doutorado: Medicina (Hematologia e Oncologia) (Unifesp)
Professor de ciências biológicas (nível médio e superior). Quer aprofundar seus conhecimentos ou entender o que há de mais complicado? Vamos!
R$ 70 / h
Felipe C.
Brasília / DF
Felipe C.
5,0 (26 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 8 horas de aula
Tarefas resolvidas 25 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Zoologia Biologia - Geral Bioquímica
Graduação: Medicina (UFCAT)
Medicina ufg. Reforço escolar de matemática, biologia, química e física aula de anatomia, bioquimica, farmacologia, fisiologia, patologia, imunologia.
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online