Eleição: mito ou verdade?

Ciências Sociais Política

É correto dizer que se mais de 50% dos eleitores votarem nulo a eleição é anulada?

Foto de Allan S.
Allan perguntou há 1 ano

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
3 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Kelly R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano

Se mais de 50% dos eleitores votarem nulo ou em branco, as eleições não serão anuladas. 

O art. 224 do Código Eleitoral2 prevê a necessidade de marcação de nova eleição se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país. O grande equívoco dessa teoria reside no que se identifica como “nulidade”. Não se trata, por certo, do que doutrina e jurisprudência chamam de “manifestação apolítica” do eleitor, ou seja, o voto nulo que o eleitor marca na urna eletrônica ou convencional. É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística. “Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição ou, nas votações no Congresso, para se verificar a presença na Casa ou comissão do quorum requerido para validar as decisões.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Mikael B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano

Segundo o TSE: "Se mais de 50% dos eleitores votarem nulo ou em branco, as eleições não serão anuladas. Apenas os votos válidos - que excluem os votos em branco e os nulos - são contabilizados para o resultado da eleição. Por isso, mesmo que, por exemplo, apenas 49% dos eleitores dêem votos válidos em uma eleição, eles é que definirão o resultado final da eleição. Segundo entendimento do TSE a partir de 2006, o artigo 224 do Código Eleitoral estabelece que apenas a Justiça Eleitoral pode anular votos  em casos específicos de ilícitos eleitorais, podendo resultar na anulação da eleição.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Cassio S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano

Não, isso não é verdade. No Brasil, a eleição é decidida pelo número de votos válidos, ou seja, aqueles dados a candidatos que estão aptos a concorrer e não foram anulados.

Em caso de uma eleição com muitos votos nulos, o que pode ocorrer é uma baixa participação da população ou uma manifestação de descontentamento com os candidatos e partidos políticos. No entanto, a anulação de votos não é capaz de anular uma eleição por si só. Para que isso ocorra, seria necessário a constatação de irregularidades que comprometam a lisura e a legitimidade do processo eleitoral.

Está precisando de Aulas Particulares?

Aqui no Profes você encontra os melhores professores particulares, presenciais ou online, para aulas de qualquer assunto!

Professores particulares de Ciências Sociais

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 60 / h
Rogério S.
Estância / SE
Rogério S.
4,9 (30 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 384 horas de aula
Tarefas resolvidas 33 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ciências Políticas Ciências Sociais no Ensino Superior Ciências Sociais - Técnico
Curso Técnico: Eletrotécnica (Escola Técnica Federal de Sergipe)
Pronto para tirar suas dúvidas? Então contate este professor!