Dora,
nesse exercício, as datas não são relevantes, pois trata-se de uma opção europeia (só pode ser exercida no vencimento). A opção americana pode ser exercida em qualquer momento.
Independente de ser comprador ou vendedor dessa opção, ela só será exercida se o comprador da opção quiser.
Como é negociada uma opção? O titular da opção cria uma opção de venda ou de compra e é ele quem irá vende-la. Se ele é quem cria, ele deverá receber o prêmio pela opção e não tem mais o direito de escolher exercer ou não. Esse direito passa para quem compra a opção do titular.
Há duas confusões em opção, quem cria a opção irá vender a opção e o tipo de opção da direito a comprar ou a vender o título atrelado a ela.
Então, quem comprar essa opção de compra, terá o direito de decidir exercer ou não a opção no seu vencimento. Por ser uma opção de compra, ele terá o direito de comprar a ação da CSNA. No entanto, ele só irá exercer a opção a 9,20 (preço acordado no início para essa opção) se o preço no mercado a vista estiver acima de 9,20, já que se o preço estiver menor no mercado à vista, o comprador não irá comprar por 9,20 exercendo a opção.
a) A opção será exercida se o preço da Ação CSNA estiver acima de 9,20 no mercado à vista no dia do vencimento da opção.
b) Para não ter lucro ou prejuizo, o valor da ação deve ser de 9,78 (9,20 + 0,58). Se o preço da ação estiver 9,20, o comprador da opção terá pago o prêmio ao titular. No entanto, se a ação subir 0,58 acima do valor de 9,20, ele irá exercer a opção e ter um lucro de 0,58, mas como pagou 0,58 na opção ele tera um resultado final de 0 (zero).
c) Como o titular da opção não tem o direito e sim a obrigação, ele terá lucro somente se a opção não for exercida (receberá somente o prêmio) ou se o preço da ação estiver abaixo de 9,78.
d) Se o preço da ação estiver a 9,15 no dia do vencimento, o comprador da ação de compra não irá exercer a opção, pois poderá comprar a mesma ação por um preço menor (9,15) ao invés de comprar por 9,20. Diante disso, o titular ficará somente com o prêmio da opção, ou seja, lucro de 0,58.
e) Se o preço da ação estiver a 9,30 no dia do vencimento, o comprador da ação de compra irá exercer a opção e o titular terá que vender a ação pelo preço de 9,20. Como o valor da ação será 9,30, o titular deixou de ganhar 0,10, no entanto ele recebeu 0,58 de prêmio. Ou seja, seu resultado é 0,58 - 0,10 = 0,48 de lucro na operação.