Perguntas

Economia

1)Inovação é criar ou mudar algo que já existe, de forma útil para causar uma mudança positiva e ressignificar algo que parecia já estar estabelecido. No mercado e na prática, inovação é oferecer soluções que proponham valor real para as pessoas, organizações e sociedade, potencial esse que só consegue ser cumprido ao se unir empreendedorismo e inovação.

 

Fonte: ESCOLA DE DESIGN THINKING. Que tal adotar uma nova abordagem para inovação e empreendedorismo? Disponível em:<https://escoladesignthinking.echos.cc/blog/2019/03/empreendedorismo-e-inovacao/>. Acesso em: 20 out. 2019.

 

Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I - Mesmo não apresentando uma finalidade comercial, uma inovação tem o objetivo de criar um produto, serviço ou processo para oferecer valor agregado a sociedade como um todo.

 

PORQUE

 

II - Nem sempre as empresas ou empreendedores que revolucionam o mercado com suas raras ideias inovadoras são responsáveis por comercializar o produto ou serviço no mercado.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 

Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)As asserções I e II são proposições falsas.

 

2)As empresas estão constantemente em busca da inovação e de um diferencial para ampliar a sua vantagem competitiva. Com um olhar atento para dentro da organização, muitas delas encontram, entre seus colaboradores, a vontade e competência para tanto. Esse é o perfil dos intraempreendedores, colaboradores que buscam, criam e implementam ideias, possuem capacidade diferenciada de analisar cenários e de encontrar oportunidades.

Fonte: ENDEAVOR. Como o intraempreendedorismo pode impulsionar a inovação em sua empresa. Disponível em:<https://endeavor.org.br/pessoas/intraempreendedorismo-inovacao-empresa/>. Acesso em: 20 out. 2019.

 

Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I - Para alcançar os resultados e objetivos organizacionais, as empresas têm procurado entre os seus colaboradores um perfil empreendedor.

 

PORQUE

 

II - A crescente exigência do mercado pela inovação e pelo aumento da qualidade dos produtos tem feito com que as empresas se diferenciem pelo capital humano e intelectual das empresas, que são considerados dois dos principais ativos das organizações no século XXI.

 A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 

Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)As asserções I e II são proposições falsas.

 

3)Julgue as asserções a seguir, bem como a relação entre elas:

  1. Há atividades processuais na rotina das organizações que apresentam codependência, ou seja, possuem sequencialidade que impede de seguir uma próxima etapa antes de concluir a anterior.

 

PORQUE

 

  1. Todo e qualquer negócio possui, em sua rotina, diversos processos que acontecem simultaneamente e, por isso, precisam ser estudadas e organizadas em um mapa de processos que possibilite ganhos de sinergia.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 

Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)As asserções I e II são proposições falsas.

 

4)Processos são conjuntos de atividades coordenadas e organizadas para atender a uma finalidade, o que significa que um processo tem poder de transformar algo, seja uma matéria-prima, informação ou mesmo uma pessoa.

Coloque as etapas a seguir em sequência, pensando na ocorrência de um processo:

  1. Output.
  2. Feedback.
  3. Input.
  4. Processo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 

Alternativas:

a)1 - 3 - 4 - 2.

b)3 - 4 - 1 - 2.

c)3 - 2 - 1 - 4.

d)2 - 4 - 1 - 3.

e)2 - 3 - 4 - 1.

 

5)Pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite o planejamento, coleta e análise de dados relacionados a um empreendimento. Seu objetivo é gerar conhecimento sobre um mercado e seu público, identificar oportunidades e reduzir o risco na tomada de decisões estratégicas.
Fonte: MORAES, Daniel. Pesquisa de Mercado: o que é, como fazer e os principais tipos. Disponível em:<https://rockcontent.com/blog/pesquisa-de-mercado/>. Acesso em: 20 out. 2019. 

A respeito das pesquisas de mercado sob o aspecto do negócio, é correto afirmar que:

 

Alternativas:

a)Com foco nos clientes, as pesquisas de mercado auxiliam os empreendedores a analisarem o mercado consumidor.

b)Além da pesquisa de mercado, o empreendedor utiliza entrevistas e ferramentas tecnológicas para analisar a concorrência.

c)As informações coletadas dão ao empreendedor uma visão do mercado atual, mas, não direcionam o empreendimento para futuros potenciais clientes alvos.

d)É importante que o empreendedor descarte as informações coletadas nas pesquisas de mercado sobre os aspectos de consumo e alcance dos canais de distribuição dos competidores.

e)Com as pesquisas de mercado, ações fundamentais são direcionadas para o empreendimento a partir de uma visão obtida pelo empreendedor sobre os produtos ou serviços oferecidos ao seu público alvo.

 

6)Uma importante área de pesquisa em marketing é a dedicada aos clientes organizacionais, que compreendem empresas, instituições com ou sem fins lucrativos, órgãos governamentais e intermediários revendedores.
No caso de transação de produtos entre empresas, os compradores compram com o objetivo de utilizar esses produtos no processo de produção de outros bens e serviços. Além do objetivo da compra diferenciar o mercado organizacional do de bens de consumo, há outras dimensões que os distinguem, como a organização de compra e a operação de compra.

Fonte: SZAFIR-GOLDSTEIN, Cláudia; TOLEDO, Geraldo Luciano. Comportamento do Consumidor e Relacionamento em Cluster Industrial. Um estudo empírico no elo final da cadeia produtiva de revestimento cerâmico. Disponível em:<http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/9/enanpad2005-mktb-0694.pdf>. Acesso em: 20 out. 2019.

 

Tomando como base esse trecho, analise as afirmativas a seguir:

 

I - As vendas realizadas nesse tipo de mercado são direcionadas, também, para o mercado consumidor que adquire produtos para consumo próprio.
II - O B2B carrega no nome as transações comerciais de produtos realizadas pela internet entre empresas.
III - Excelentes oportunidades de negócios podem surgir com especificidades desse mercado conhecidas como institucional e governamental. c

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

 

Alternativas:

a)I, apenas.

b)II, apenas.

c)I e II, apenas.

d)I e III, apenas.

e)II e III, apenas.

 

7)Uma das principais premissas financeiras é "dinheiro hoje vale mais do que dinheiro amanhã". Isso quer dizer que o custo de ter ou antecipar um montante na data de hoje, tem um preço. Sobre o assunto, julgue as asserções a seguir, bem como a relação entre elas:

  1. Decisões equivocadas acerca de investimentos e financiamentos podem levar o negócio à falência, independentemente do tamanho da organização.

PORQUE

  1. Juros possuem diferentes preços no mercado.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)As asserções I e II são proposições falsas.

 

8) O processo de inovação tecnológica pode ser financiamento com recursos próprios, recursos subsidiados pelo governo ou através de capital de terceiros. Sobre o assunto, julgue as asserções a seguir, bem como a relação entre elas:

  1. Através de programas de financiamento, o governo busca aumentar os custos da inovação tecnológica através de incentivos fiscais, tributários e legais.

PORQUE

  1. Por ser caro e altamente incerto, o processo de inovação acaba sendo negligenciado por grande parte das organizações no Brasil, em especial as pequenas e médias.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas:

a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa

d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)As asserções I e II são proposições falsas.

9)O nível de complexidade e novidade inovativa está intimamente ligado ao modelo e processo estratégico fundamentado em inovação que a empresa irá escolher, baseando-se na disponibilidade de recursos tecnológicos, financeiros, humanos, produtivos, etc. e seus objetivos estratégicos. Não há um consenso na literatura de formatos exatos, nem em julgamentos técnicos no que tange à melhor ou pior modelo, afinal, cada um parece ser muito adequado ao seu momento e recursos então disponíveis, evoluindo com o passa do tempo e aquisição de conhecimento.

 

Dessa forma, leias as afirmativas abaixo sobre as características dos modelos de inovação:

 

I – O 1º modelo é chamado de Linear e sua ênfase estava exatamente na pesquisa e desenvolvimento empresarial, afinal, mais pesquisas iriam gerar novos produtos aos consumidores, numa lógica de inovação empurrada.

II – O modelo Linear Reverso representa a 2ª geração e tinha como principal característica a tecnologia e inovação puxada, pois, via no retorno de insumos para reciclagem e uso na cadeia de produção um norte inovador.

III – A 3ª geração de modelos é chamada de Coupling de P&D e MKT, ou ainda, de modelo interativo, pois passou a combinar e promover a maior interação entre P&D e Marketing no intuito de melhorar o processo inovador.

IV – Interações em cadeia é o modelo de inovação da 4ª geração, tendo como elemento característico principal as pesquisas integradas e envolvimento dos setores e fornecedores para redução do tempo de P&D.

V – O modelo Sistêmico e Integrado representa a 5ª geração e tem como principal característica a criação, ampliação e integração das redes de cooperação, pesquisa e desenvolvimento; surgimento da ideia de inovação aberta.

É correto o que se afirma:

 

Alternativas:

a)I, II e III apenas.

  1. b) III, IV e V apenas.
  2. c) I, II, IV e V apenas.
  3. d) I, III, IV e V apenas.
  4. e) I, II, III, IV e V.

 

10)Diante da necessidade de inovação constante, dos muitos problemas e desafios complexos que surgem diariamente, as organizações estão buscando novos métodos para a busca de soluções criativas e inovadoras, como o design thinking. Dessa forma, leia as asserções a seguir sobre essa importante técnica de idealização:

 

I - O design thinking é uma abordagem que catalisa a colaboração, a inovação e a busca por soluções mediante a observação e a cocriação, a partir do conceito de prototipagem rápida e da análise de diferentes realidades.

 

PORQUE,

 

II -  faz a comunicação das narrativas de modos atual, com uma nova linguagem para atender as demandas dos negócios em organizações privadas e públicas.

Analisando a respeito dessas asserções, assinale a resposta correta:

 

Alternativas:

a)As duas asserções são proposições verdadeiras, mas, a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  1. b) A primeira asserção é falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
  2. c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, é uma proposição falsa.

d)Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

e)As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

 

Foto de Mario N.
Mario perguntou há 3 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Rodrigo X.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Boa tarde, Mario! Tudo bem?

 

Suas DEZ perguntas em conjunto caracterizam uma atividade/tarefa. Por gentileza, envie sua atividade como TAREFA ou solicite AULA, pois dessa forma tenho certeza que algum professor irá te atender de forma completa e detalhada.

 

À disposição.

 

Atenciosamente,

 

Prof. Rodrigo Xavier

https://profes.com.br/rodrigo.xavier

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Economia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 100 / h
Rodrigo X.
Campo Grande / MS
Rodrigo X.
5,0 (40 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 19 horas de aula
Tarefas resolvidas 37 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Economia - Mercado Financeiro Economia - CPA 10 Economia - Derivativos (futuro/termo/swaps/opções)
Mestrado: Mestrado em Administracao Publica (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS))
Professor de matemática financeira para ensino médio, superior, concursos e certificações profissionais. Resolução de questões e listas de exercícios.
R$ 65 / h
Salomao F.
Salvador / BA
Salomao F.
3,9 (10 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 20 horas de aula
Tarefas resolvidas 3 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Economia Brasileira Contemporânea Economia Brasileira Vestibular de Economia
Especialização: Engenharia de segurança do trabalho (UNIFACS)
Venha estudar Matemática, Física, Cálculo
R$ 40 / h
Franciele V.
Jaboticabal / SP
Franciele V.
4,6 (69 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 15 horas de aula
Tarefas resolvidas 99 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
TCC de Economia Introdução à Economia Economia Brasileira Contemporânea
Doutorado: Educação (Universidade Estadual Paulista - UNESP )
Professora de humanidades. Pesquisadora, há 10 anos atuando na educação.